"Eu acesso o Canal do Produtor diariamente e foi uma grata surpresa ver minha foto na lista dos vencedores", conta Cléber Gellio, um dos vencedores do 3º Concurso Fotográfico do Sistema CNA/SENAR. Cleber e mais dois fotógrafos participaram nesta terça-feira, em Brasília, da cerimônia de premiação. A presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do SENAR, senadora Kátia Abreu, fez a entrega simbólica do cheque de 2 mil reais aos três escolhidos para representar os 12 premiados. "Estamos encerrando o ano com muitos avanços e também muito contentes em termos realizado a terceira edição desse concurso fotográfico", comemorou. Kátia Abreu, parabenizou os fotógrafos e avisou que o Sistema CNA/SENAR vai continuar a promover o concurso porque ele ajuda a mostrar a importância do Brasil Rural ao Brasil Urbano.
O tema do concurso deste ano foi "No Brasil, a mão que produz é a mesma que preserva o meio ambiente". As 12 melhores fotos vão ilustrar o Calendário 2012 e outras peças do Sistema. As escolhidas atenderam a critérios como: originalidade, criatividade, beleza, adequação ao tema e qualidade técnica. O concurso também premiou outras 12 fotos com Menção Honrosa.
Gustavo Santos Almeida, de Tocantins, autor da foto “Uma em mil” acredita que concurso é mais uma forma de espalhar o trabalho da SENAR para todos os produtores. "Na minha última participação no concurso eu deixei o calendário do SENAR para o produtor que fotografei. Dessa vez eu retornei lá e ele ainda tinha na casa o mesmo calendário que eu dei, pois era importante para ele. Ou seja, às vezes os fotógrafos acabam sendo uma ponte entre alguns pequenos produtores e o SENAR" conclui Gustavo.
"Trabalhar com fotografia junto a pequenos produtores é muito gratificante. Você sente a alegria deles quando sabem que sua foto será publicada e isso é muito mais gratificante para o fotógrafo do que o próprio prêmio. É o tipo de coisa que dá significado a nossa profissão", diz Cleber Gellio, fotógrafo profissional do Mato Grosso e autor da foto "Rebanho Verde".
Para a fotógrafa Angélica Luersen, de Santa Catarina, o concurso também foi uma oportunidade de se envolver mais com o trabalho e a experiência do produtor rural. "Nós, como fotógrafos, invariavelmente nos envolvemos com a história deles, com suas lutas e vitórias. Ou seja, pode-se dizer que boas histórias rendem boas fotos", afirma Angélica.
Ela venceu o concurso pela terceira vez e admite que a seleção é um incentivo para as pessoas buscarem saber mais sobre o setor agropecuário. "Eu acho o trabalho do SENAR muito importante, porque geralmente as pessoas incentivam os produtores a se manterem no meio rural, mas não passa disso. O SENAR, além de incentivar, dá ferramentas e suporte. E isso ajuda os produtores a criarem alternativas para se qualificarem e crescerem no meio rural. Afinal, o incentivo só pelo incentivo, não se sustenta. É preciso que se crie oportunidades ao produtor".
Angélica diz ainda que vencer essa edição teve um gosto a mais de vitória. "Eu fui premiada nas duas últimas edições do concurso, mas dessa vez eu fiquei ainda mais feliz por vencer, não só pelo prêmio, mas principalmente pelo reconhecimento ao trabalho, pela Menção Honrosa".
Acesse para conhecer as 24 fotos vencedoras do 3º Concurso Fotográfico do Sistema CNA/SENAR:
http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/fotografias-revelam-preservacao-e-producao-de-maos-dadas