O fim do embargo russo às carnes mato-grossenses deve sair ainda hoje (13) ou até o final de semana. Técnicos do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) estão reunidos em Brasília (DF) no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), após visitar cinco frigoríficos do Estado, além de propriedades. As vistorias em Mato Grosso encerraram-se no dia 9 de dezembro.
De acordo com o superintendente federal do Mapa em Mato Grosso, Francisco Moraes Chico Costa, que acompanhou os técnicos russos nas visitas, a impressão passada é que o embargo aos 22 frigoríficos mato-grossenses pode sim encerrar-se ainda em 2011. "Os russos são pessoas muito fechadas, difíceis de expressar algo, mas no pouco que conseguimos perceber a impressão que nos passarão é que o embargo pode ser encerrado. Eles agora estão reunidos com os representantes do Ministério em Brasília. Creio que ainda esta semana teremos o resultado das inspeções e fim do embargo", comenta. Foram visitados também cinco frigoríficos de São Paulo e um de Goiás.
O embargo à carne matogrossense perdura desde o dia 15 de junho, quando 22 frigoríficos do Estado foram proibidos de enviar carne à Rússia sob a alegação de não atenderem aos critérios do controle sanitário exigidos.
Entre os dias 30 de novembro e 09 de dezembro, três técnicos do Rosselkhoznadzor, além de três técnicos do Mapa de Brasília e um intérprete, ficaram no Estado. A equipe era composta também por técnicos do Mapa de Mato Grosso e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).
Os cinco frigoríficos vistoriados foram o Sadia (aves) em Cuiabá, JBS (bovinos) de São José dos Quatro Marcos e Barra do Garças, Marfrig (bovinos) em Tangará da Serra e Agra Alimentos (suínos) em Rondonópolis.
Destes, apenas o Agra Alimentos constava dentre os 15 laudos do ministério enviados à Rússia em 29 de setembro. Na oportunidade, os técnicos russos visitaram algumas propriedades em Mato Grosso, com o objetivo de conhecer todo o processo da cadeia produtiva animal desde a criação até a industrialização.
BRASIL
No Brasil, a soma de frigoríficos proibidos de enviar carne ao país chega a 164 plantas. Contudo, no dia 15 de junho 85 frigoríficos foram embargados inicialmente localizados em Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Das 22 plantas de Mato Grosso embargadas, 17 são
de bovinos, três de suínos e duas de aves.