A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

09/12/2011

Educação e moradia própria são prioridades

Fonte: siteadmin
Post Image

Comprar a casa própria e estudar. Essas são as principais aspirações da nova classe média brasileira, a chamada classe C, que ascendeu socialmente nos últimos anos em função do crescimento econômico do país e representa, hoje, 55% da população. É o que mostra pesquisa encomendada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), para avaliar o perfil dessa nova classe social, apontada por especialistas como público potencial em termos de consumo.

A pesquisa mostra que, em alguns aspectos, as aspirações da classe C do meio rural e urbano são muito parecidas. “Cerca de 81% das pessoas consultadas disseram que pretendem comprar a casa própria nos próximos meses. O maior sonho para a classe média continua sendo o de ter a casa própria”, afirma a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu.

Esse é o desejo de 21% dos entrevistados da área urbana e de 20% da área rural. Para realizar a pesquisa foram ouvidas 2 mil pessoas da Classe C, que, pelo critério de renda adotado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), têm renda familiar que varia de R$ 1,2 mil a R$ 5,2 mil.
A educação, fator essencial para alcançar novas oportunidades profissionais, também é uma das prioridades para a classe C, seja no campo ou na cidade.

Estudar é prioridade para 13% dos entrevistados da área urbana e para 17% dos entrevistados da área rural. Neste contexto, onde a informação e o conhecimento estão atualmente disponíveis no meio virtual, o acesso da classe C à internet é menor nas áreas rurais. De forma geral, 49% dos entrevistados da classe C acessam a internet, sendo que na área urbana esse índice é de 52% e na área rural é menor, de 28%.

Para obter dados mais precisos, o Ipespe segmentou a nova classe média em 3 grupos: C tradicional, C mais e C menos. A classe C tradicional é a que já se sentia classe média. Esse grupo responde por 41% da classe C. No segundo grupo está a classe C mais, que corresponde a 39% desse segmento.

“É esse grupo que sente mais fortemente que as condições melhoraram. Eles estão extremamente satisfeitos com o país e têm muitas esperanças de novos avanços”. A pesquisa identificou que é na classe C menos, que corresponde a 20% do segmento, onde estão os principais problemas.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR