A abertura da 14ª edição do Acrimat em Ação, realizada ontem (03), em Cáceres, marcou o início da maior ação itinerante da pecuária de corte de Mato Grosso. O evento reuniu mais de 400 participantes e contou com a presença do presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato), que destacou o papel da federação na articulação institucional do setor e reforçou o apoio às ações da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Durante seu pronunciamento, Vilmondes Tomain ressaltou a importância da atuação conjunta das entidades que compõem o Sistema Famato (Imea, Senar MT, Agrihub e a própria Famato) em benefício da pecuária. “A Famato está de portas abertas. Façam dela uma extensão da Acrimat. Estamos à disposição para desenvolver, juntos, projetos que fortaleçam ainda mais a cadeia produtiva da carne em Mato Grosso”, afirmou.

O presidente também lembrou da trajetória que levou à reestruturação da Famato, destacando a necessidade de um novo modelo de gestão conectado diretamente com o setor produtivo. “Hoje temos uma federação conectada com quem está no campo. Trabalhamos com dados do Imea, tecnologia do Agrihub, capacitação técnica via Senar MT e representatividade institucional pela Famato. Estamos aqui para ouvir, acolher e atuar com seriedade em favor do setor”, completou.
Ao lado de Tomain, o presidente da Acrimat, Nando Conte, também celebrou o início da nova edição do projeto e a forte presença do público em Cáceres. “A expressiva participação dos produtores em Cáceres mostra que o Acrimat em Ação cumpre seu papel de levar informação estratégica, conhecimento prático e diálogo direto ao campo. Esse contato próximo com o produtor fortalece a pecuária e aproxima ainda mais a entidade da base”, destacou.
Com o tema “Gestão de pessoas no agro: desafios que todos enfrentam”, a palestra do especialista Ricardo Arantes abriu espaço para discussões sobre liderança, formação de equipes e sucessão familiar, pontos críticos na gestão moderna das propriedades rurais. O conteúdo propôs reflexões práticas sobre como construir equipes mais eficientes, melhorar o desempenho no campo e garantir a sustentabilidade do negócio.
A cidade de Cáceres foi escolhida para iniciar a rota por sua relevância histórica e econômica na pecuária mato-grossense. “Cáceres é berço da pecuária em nosso estado. É motivo de orgulho começar por uma região que aplica com excelência a inovação, a gestão e o compromisso com a produção sustentável”, reforçou Vilmondes Tomain.

Também participaram da abertura do evento o vice-presidente da Famato e diretor da Acrimat, Amarildo Merotti, a diretora regional do Vale do Paraguai da Acrimat, Ida Beatriz e representantes do setor.
Agenda
Após a etapa de Cáceres, o projeto segue com encontros presenciais sempre às 19h nas seguintes cidades:
- Poconé (03/02)
- Rio Branco (04/02)
- São José dos Quatro Marcos (05/02)
- Pontes e Lacerda (06/02)
- Vila Bela da Santíssima Trindade (07/02)
Com informações da assessoria da Acrimat