A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) lançou na manhã desta quinta-feira (25/09), em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Desembargador João Antônio Neto (Esmagis-MT), a coletânea do “Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio 2025”. A obra reúne os principais resultados, reflexões e debates do evento, consolidando-se como instrumento de conhecimento e de fortalecimento do diálogo entre especialistas, magistrados, representantes do setor produtivo e a sociedade.
Coordenada pelo diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, e pelo consultor jurídico da Famato, Rodrigo Bressane, a publicação simboliza a continuidade de um trabalho que valoriza a produção científica e estimula pesquisas aplicadas ao agronegócio brasileiro.
“O objetivo é registrar e difundir os debates que impactam diretamente a vida dos produtores rurais, do setor de justiça e da sociedade, mostrando como o agronegócio e o Direito caminham juntos em temas como sustentabilidade, inovação, governança e segurança jurídica”, destacou o desembargador Vidal durante a abertura.

O conteúdo da coletânea reflete a diversidade dos temas abordados no 6º Seminário Internacional Multidisciplinar do Agronegócio, realizado nos dias 22 e 23 de maio deste ano. O encontro reuniu ministros, desembargadores, juízes, servidores do Judiciário estadual, representantes do sistema de justiça, produtores rurais e estudantes, em painéis que discutiram desde mudanças climáticas e regulação de crédito de carbono até governança corporativa, recuperação judicial e os impactos da inteligência artificial no campo.
Durante a solenidade de lançamento, um bate-papo especial reuniu Rodrigo Bressane, a presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques, o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Beber, o diretor executivo da Aprosoja-MT, Wellington Andrade, e o diretor da Faculdade de Direito Civil da UFMT, professor doutor Carlos Eduardo Silva e Souza, que compartilharam suas percepções sobre o seminário e a importância da coletânea. Representando a OAB-MT, também participou do lançamento o presidente da Escola Superior da Advocacia, Bruno Casagrande e Silva.

Para Rodrigo Bressane, a coletânea fortalece a missão da instituição de levar conhecimento e segurança jurídica ao campo. “Estamos falando de um setor que representa não apenas o sustento de milhões de famílias, mas também a base da economia brasileira. Produzir e difundir esse material significa valorizar o produtor rural, promover o diálogo institucional e construir caminhos mais seguros para o futuro do agronegócio”, afirmou.
O lançamento da obra se soma a um ano histórico para a Famato, que em dezembro celebra seis décadas de atuação. Para o diretor Robson Marques, o livro é mais uma demonstração de que a Casa da Família Rural continua crescendo, fortalecendo e evoluindo, sempre atenta às transformações do setor, e às novas tecnologias.
Parceiros estratégicos contribuíram para a realização do seminário: a Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-MT), a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), por meio da Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso (ESA-MT), e a Universidade Federal de Mato Grosso, por meio da Faculdade de Direito.