O Sistema Famato vive um momento histórico de transformação e integração. No dia 24 de setembro, gestores e coordenadores participaram de uma imersão de oito horas marcada por atividades interativas, troca de experiências e aprofundamento em ferramentas modernas de gestão. O encontro teve como objetivo preparar as lideranças para o desenvolvimento do planejamento estratégico do Sistema Famato, composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e AgriHub.
A abertura contou com a presença do presidente da Famato, Vilmondes Tomain, que destacou a importância da integração e do comprometimento dos gestores na preparação de suas equipes para os próximos anos. Também participaram do momento inicial os diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais), e Robson Marques (Administrativo e Financeiro), além dos superintendentes Cleiton Gauer, do Sistema Famato, e Marcelo Lupatini, do Senar-MT.

Para o presidente Vilmondes Tomain, a experiência consolida um marco para a entidade. “Estamos construindo juntos o futuro do Sistema Famato. Esta imersão demonstra o quanto é essencial estarmos alinhados, planejando nossas ações e fortalecendo nossas equipes. O compromisso de cada gestor e coordenador é fundamental para que possamos entregar ainda mais resultados aos produtores e famílias rurais, e à sociedade mato-grossense”, afirmou.
O acontecimento ganha ainda mais relevância por ocorrer no ano em que a Famato celebra seis décadas de história. São 60 anos de representação do setor produtivo rural, período em que a entidade acompanhou a evolução do campo, as transformações tecnológicas e o crescimento da agropecuária em Mato Grosso. A iniciativa reforça que a Famato segue à frente do seu tempo, crescendo, fortalecendo e se reinventando para melhor representar e atender as famílias que vivem e trabalham no campo.
A programação incluiu temas fundamentais como missão, visão e valores das quatro casas do sistema, além da definição de pilares estratégicos. Os participantes também trabalharam metodologias de gestão amplamente reconhecidas, como o Balanced Scorecard (BSC) e os Objectives and Key Results (OKR), que permitem desdobrar a visão institucional em metas e indicadores práticos.

Outro destaque foi a dinâmica “Jogo do Barco”, que desafiou os grupos a pensarem de forma colaborativa sobre o futuro desejado para a Famato e suas casas. A imersão apresentou ainda conceitos como o ciclo PDCA, cultura organizacional e a necessidade de estabelecer objetivos estratégicos claros, mensuráveis e alinhados às expectativas da “Casa da Família Rural”.
O propósito do planejamento estratégico é integrar as casas do Sistema Famato, fortalecendo a capacitação de seus colaboradores para garantir um atendimento mais eficiente e uma representatividade cada vez maior da família rural de Mato Grosso.