O segundo e último dia do Congresso Nacional da Carne (Conacarne), realizado na Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 18 e 19 de setembro, reuniu lideranças, especialistas e produtores rurais de todas as regiões do Brasil em torno de um tema central: a valorização da carne bovina brasileira. A comitiva de Mato Grosso foi liderada pelo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, acompanhado dos diretores Ronaldo Vinha, de Relações Institucionais, e Robson Marques, de Administração e Finanças. A iniciativa de levar mais de 30 presidentes de sindicatos rurais do estado, técnicos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e uma especialista em pecuária do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) foi organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Senar-MT.

A programação do segundo dia reforçou a relevância da carne produzida por produtores rurais assistidos pelo Sistema Sindical Rural, que alia tecnologia, boas práticas e sustentabilidade. Painéis e palestras apresentaram desde as tendências do consumo de carne bovina até os desafios e oportunidades do mercado do boi, passando pela evolução das técnicas de preparo e pelo interesse crescente do consumidor por cortes nobres e de maior qualidade. O tema “Do pasto ao prato” encerrou o evento com reflexões sobre como o consumidor brasileiro busca sabor, suculência e inovação na carne, sem abrir mão das tradições que tornam o churrasco um dos símbolos da cultura nacional.

O especialista Marcelo Bolinha foi um dos destaques do dia ao realizar no palco a desossa de uma carcaça bovina, além de compartilhar sua experiência no setor e a evolução dos diferentes cortes ao longo dos anos. Para o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, o grande objetivo do congresso foi “mostrar que precisamos produzir cada vez mais uma carne de melhor qualidade”.
O presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, reforçou a importância da participação de produtores e lideranças sindicais de todo o país: “Vamos fazer com que essa pecuária seja a melhor do mundo. Contem com o nosso sistema”.
Vilmondes Tomain destacou que a presença expressiva da comitiva de Mato Grosso simboliza o compromisso da Famato e do Senar-MT em levar conhecimento e fortalecer a representatividade dos produtores. “Mato Grosso é o maior produtor de carne bovina do Brasil e a nossa responsabilidade é continuar liderando com qualidade, sustentabilidade e inovação. Estar no Conacarne é uma oportunidade de reafirmar que o trabalho dos nossos pecuaristas é fundamental para alimentar o mundo e fortalecer a imagem da carne brasileira”, afirmou o presidente do Sistema Famato.

Representando a diretoria, Ronaldo Vinha e Robson Marques ressaltaram que a união do setor produtivo com a base sindical é essencial para levar resultados concretos ao campo. “É essa união que garante que o conhecimento e as inovações cheguem diretamente aos produtores”, destacaram.
Ao longo dos dois dias, o Conacarne consolidou-se como um espaço estratégico de debates e de troca de experiências, valorizando o papel do produtor rural brasileiro e evidenciando a força da pecuária nacional.
Mato Grosso, que se mantém na liderança do país na produção de carne, demonstrou, com a participação da comitiva organizada pela Famato e pelo Senar-MT, o compromisso do Sistema Famato em defender os interesses da “Casa da Família Rural” e em contribuir para o fortalecimento da pecuária brasileira.