O Sistema Famato esteve representado na abertura oficial da GreenFarm 2025 pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Marcelo Lupatini, que compôs o dispositivo de autoridades nesta quarta-feira (17/09), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A feira, que acontece até o dia 20 de setembro, chega à sua segunda edição com foco em inovações tecnológicas que impulsionam a produção rural mato-grossense.
Em nome do presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, Lupatini agradeceu aos organizadores pela oportunidade de apresentar a força da “Casa da Família Rural” e destacou que o Sistema Famato participa da GreenFarm desde a primeira edição. Ele lembrou que o Senar-MT oferece programas de capacitação, cursos, promoção social e Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fundamentais para o desenvolvimento do setor produtivo rural.
Lupatini reforçou ainda a relevância da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), representante dos produtores rurais mato-grossenses de todas as cadeias produtivas do estado, que possui técnicos preparados para atender os produtores por meio dos sindicatos rurais; do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), que fornece dados e levantamentos de mercado; e do AgriHub, que aproxima o produtor de tecnologias aplicadas ao campo.
“Nosso compromisso é apoiar quem está no campo, oferecendo capacitação, tecnologia, informações estratégicas e representatividade. Estar na GreenFarm é reafirmar que acreditamos na força da comunicação, do conhecimento e da inovação”, afirmou o superintendente.
Ele também evidenciou o trabalho da Comissão Famato Mulher, voltada ao fortalecimento da presença feminina e da família no Sistema Sindical Rural. A comissão terá participação ativa na programação, com a palestra da presidente Luciana Tomain no dia 19 de setembro (sexta-feira), durante o Fazenda Rosa – Encontro de Mulheres do Agronegócio. O evento foi criado para inspirar, promover networking e valorizar o protagonismo feminino no setor.
Entre os destaques da feira está o Espaço da Inovação, montado em parceria com o AgriHub, que reúne mais de 15 empresas e startups com soluções voltadas para rastreabilidade bovina, comercialização de produtos, controle de pragas e gestão de processos agroindustriais. Além disso, o Sistema Famato mantém um espaço próprio para atendimento ao público durante os quatro dias, onde técnicos do Senar-MT esclarecem dúvidas e apresentam os serviços oferecidos pela instituição.
O dispositivo de autoridades contou ainda com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, o presidente do Sistema OCB-MT, Nelson Piccoli, a organizadora da feira, Randala Lopes, o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, a presidente do Instituto Produz, Pamera Lima, e o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Frederico Tunnure Filho. Também prestigiaram a solenidade o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, o diretor financeiro do Senar-MT, Allan Paulino, o assessor técnico, Darion Souza e o gerente de logística e serviços, Bruno Costa.
Com uma programação que valoriza a tecnologia, a inovação e o papel das famílias rurais, a GreenFarm 2025 reforça o compromisso do Sistema Famato em apoiar os produtores de Mato Grosso e em aproximar cada vez mais o campo da sociedade. “Agradeço a parceria do Sistema Famato, que prontamente atendeu nosso convite e pela segunda vez caminha conosco em prol do agronegócio mato-grossense, trazendo conhecimento e oportunidades”, destacou Randala Lopes.