Guarantã do Norte celebrou neste sábado (16/08) a inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Entregue ao Sindicato Rural, o novo espaço representa a conquista de mais uma unidade voltada à qualificação e reafirma o compromisso do Sistema Famato com a educação rural. O NAC chega para ampliar as oportunidades de conhecimento e desenvolvimento, beneficiando produtores, trabalhadores e toda a comunidade.
A cerimônia reuniu produtores rurais, autoridades, lideranças do setor e moradores do município. O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, que chegou acompanhado do diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e do presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, destacou que sua gestão é comprometida com a educação. Por isso, os projetos do NAC estão sendo ampliados, tanto em estrutura quanto em qualidade das entregas.
“Com a inauguração do NAC, Guarantã do Norte passa a contar com uma estrutura moderna e ampla, preparada para oferecer cursos e treinamentos. O novo espaço reafirma o compromisso do Sistema Famato e do Sindicato em promover capacitação, inclusão e desenvolvimento para todos, consolidando a educação rural como ferramenta de transformação social”, afirmou Tomain.
Em um discurso emocionado, o presidente do Sindicato Rural, Ademir Ferreira de Freitas, ressaltou a alegria de ver concretizado um sonho coletivo. “Este é um momento de muita alegria e gratidão. O NAC é uma conquista que só foi possível graças ao apoio da Famato e do Senar-MT, instituições que acreditam na força do conhecimento como ferramenta de transformação. Este espaço é da família rural, do produtor, do trabalhador e também da nossa comunidade, que ganha oportunidades de aprendizado. Estamos muito felizes”, disse Ademir.
Ademir reforçou ainda: “Com o Senar-MT, ampliamos a oferta de cursos, treinamentos e ações que transformam vidas no campo e na cidade. O NAC é uma semente de futuro plantada aqui em Guarantã, que com certeza dará muitos frutos. Obrigado, Vilmondes, por realizar esse sonho, que não era somente meu. Esse sonho também era do saudoso Betinho, que por muitos anos dedicou sua vida a este sindicato, e de todos os membros de diretorias que aqui passaram.”
O prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, enfatizou a importância da parceria entre o Sindicato Rural e o Sistema Famato para o desenvolvimento da cidade. “O que vemos hoje é muito mais que a inauguração de um prédio. É a consolidação de um projeto que educa, capacita e abre portas para novas oportunidades. Guarantã agradece ao Sindicato e ao Sistema Famato por acreditarem em nossa gente e contribuírem para a qualidade de vida da população e para o crescimento do município”, declarou.
Durante a solenidade, foi prestada uma emocionante homenagem ao produtor rural e ex-presidente do Sindicato Rural de Guarantã do Norte, Alberto Cesário, carinhosamente conhecido como Betinho, falecido em 2022 em decorrência da Covid-19. Betinho liderou o Sindicato em três gestões e foi lembrado como um exemplo de dedicação e amor pelo município. Seu nome foi eternizado em uma placa fixada em local de destaque no NAC, como forma de reconhecimento e gratidão pela trajetória construída em favor do fortalecimento do setor produtivo rural.

Também participaram do evento os presidentes dos sindicatos rurais Nelson Obuti (Carlinda), Fernando Bertolini (Matupá), Luiz Carlos Olini (Nova Canaã do Norte) e Paulo Ricardo da Silva (Terra Nova do Norte).
O evento foi finalizado com um momento de bênção ao novo prédio e uma oração pela gestão do presidente do Sistema Famato e do Sindicato, conduzidos pelo Apóstolo Januário Antônio Kizerlla, da Igreja Batista.