O Sistema Famato Senar participou do 2º Encontro Nacional dos Institutos Agropecuários, realizado em Salvador (BA), que reuniu representantes de todo o país para debater inovação, tecnologia e desenvolvimento do setor. Representaram Mato Grosso o superintendente da Famato, Cleiton Gauer; o diretor Financeiro do Senar/MT, Allan Paulino; e o gerente de Tecnologia da Informação, Fábio Santos, que participaram da comitiva formada pelos institutos agropecuários vinculados à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Na quarta-feira (13), a programação ocorreu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), com pautas voltadas para desafios tecnológicos do agro, Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) e apresentação de portfólio de máquinas e implementos agrícolas. Técnicos de Brasília participaram virtualmente, contribuindo para a troca de experiências. O encontro também possibilitou a apresentação de resultados de pesquisas e projetos em andamento, além de fomentar novas parcerias entre os institutos e outros atores da cadeia produtiva.
“Foi um encontro muito importante, principalmente para conhecer a forma de atuação, desenvolvimento e operação de outros institutos — desde a estruturação e organização até a captação de recursos — das federações e da própria CNA”, destacou Cleiton Gauer.

Já na quinta-feira (14), o grupo participou de uma visita técnica ao SENAI CIMATEC, referência nacional em inovação e tecnologia. Durante o encontro, foram apresentados projetos voltados para investimentos em pesquisas com o sisal e geração de energia por meio do Programa BRAVE – Brazilian Agave Development. A agenda incluiu ainda a apresentação do funcionamento e dos investimentos do CIMATEC Sertão, localizado nos municípios de Conceição do Coité e Ourolândia, no interior da Bahia. A visita contou com um tour pelos núcleos de robótica, supercomputadores, pesquisas na área da saúde e demais áreas estratégicas da instituição.
Em colaboração com Ascom FAEB