O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, esteve na manhã desta segunda-feira (11/08) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para participar da Sessão Solene que concedeu o Colar de Honra ao Mérito Legislativo ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), doutor João Martins Júnior. A homenagem foi solicitada pela deputada estadual Edna Macedo e reconhece a contribuição relevante de pessoas físicas ou jurídicas para o desenvolvimento social, cultural ou econômico do estado.
Criado em 2025, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo é a mais alta honraria concedida pela Assembleia paulista. Ao receber a condecoração, João Martins destacou que a homenagem tem para ele um significado especial. “Recebo com justo orgulho o colar de honra ao mérito legislativo. Sou consciente que se deve mais pela generosidade desse parlamento, do que propriamente pelos meus próprios méritos”, afirmou. Ele ressaltou que São Paulo ocupa lugar importante em sua trajetória pessoal. “Parte de minha vida está aqui nesse grande estado, onde vivem meus filhos e nasceram todos os meus netos. Agradeço de modo especial à deputada Edna Macedo que teve a gentil iniciativa”.
O presidente da CNA também fez questão de enaltecer a evolução do agronegócio brasileiro nas últimas décadas. “Em menos de 50 anos deixamos de ser importadores de alimentos para nos tornarmos o terceiro maior produtor e exportador de alimentos do mundo. Isso somente foi possível graças à visão de alguns homens da ciência e de governo, e principalmente pelo espírito empreendedor de uma geração de produtores rurais”, disse.
João Martins lembrou que o setor enfrentou incompreensão política e resistência de grupos organizados da sociedade, mas que a capacidade de articulação e união do agro permitiu superar esses desafios. “Graças à nossa organização, com mais de dois mil sindicatos rurais, federações em cada estado e a CNA no âmbito federal, conseguimos dar consistência e unidade ao setor, criando uma poderosa bancada parlamentar em defesa do agro. Não somos dependentes de favorecimentos. Somos a agricultura menos subsidiada do mundo, como comprovam relatórios internacionais”.

Para Vilmondes Tomain, a honraria concedida a João Martins é um reconhecimento que, além de exaltar sua trajetória, enaltece também a relevância do trabalho desenvolvido em prol do setor produtivo rural.“Essa grandeza representa, de forma simbólica, o respeito e a valorização de todo o setor produtivo rural brasileiro. João Martins é uma liderança que inspira e fortalece nossa representatividade, conduzindo a CNA com competência e compromisso com os produtores rurais de todos os cantos do país”, afirmou o presidente da Famato.
Também participou da solenidade o consultor jurídico da Famato, Rodrigo Bressane.