A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) está presente na 31ª Expoeste, em Pontes e Lacerda, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do setor produtivo rural e a valorização das feiras agropecuárias como importantes impulsionadoras do agronegócio no estado. O evento realizado pelo sindicato rural, teve início no dia 1º de agosto e segue até o dia 5, no Parque de Exposições do município, com uma programação voltada à tradição, negócios e entretenimento.
Representando a Famato na abertura oficial, o diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques, acompanhou o início do rodeio e destacou o papel estratégico das feiras para o desenvolvimento do agro. A cerimônia reuniu autoridades, lideranças rurais e representantes institucionais. Também estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Vale do Rio Branco e gerente da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT, Bruno de Faria, o supervisor regional do Senar-MT, Valteir Siani, e o vice-presidente da Regional VII da Famato, Michel Leinat.

“A Famato valoriza e apoia as feiras agropecuárias por entender que são espaços estratégicos para troca de experiências, divulgação de tecnologias, geração de negócios e fortalecimento institucional. Estar aqui em Pontes e Lacerda, ao lado dos produtores e das lideranças locais, é uma forma de demonstrar nosso respeito e comprometimento com quem move o agro de Mato Grosso”, afirmou Robson Marques.
O estande do Sistema Famato foi montado para receber produtores rurais, famílias, autoridades, visitantes e a diretoria do sindicato. O espaço foi pensado para acolher, promover a troca de informações, fortalecer laços e apresentar o funcionamento do sistema sindical rural.
Entre os destaques da feira está a Vitrine da Carne, uma ação do Senar-MT em parceria com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, que oferece oficinas gratuitas aos visitantes. Os participantes aprendem sobre cortes e preparo de diferentes tipos de carne, com dicas práticas repassadas por instrutores credenciados do Senar-MT. Ao final, o público tem a oportunidade de degustar os diversos sabores da produção local, bovina, suína, de peixe e de frango.
Para o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Aparecido Flavio de Souza, a Expoeste representa um marco para a economia local e para o setor agropecuário da região. “A feira movimenta a economia, valoriza nossa cultura sertaneja e reforça a importância do campo. Com o apoio do Senar-MT, oferecemos cursos de capacitação durante todo o ano e com a presença da Famato, sentimos que a representatividade do produtor rural está ainda mais fortalecida. A Vitrine da Carne é um grande atrativo da feira e mostra a qualidade do que produzimos aqui. É uma vitrine viva do nosso trabalho no campo”, destacou.
Com o tema “De Volta às Raízes”, a 31ª Expoeste celebra a tradição do campo e da cultura sertaneja. A programação inclui shows, atividades culturais e a grande final da Copa Mato-Grossense de Rodeio. A estrutura montada no parque tem capacidade para receber até 30 mil pessoas, atraindo produtores, empresários, técnicos, pesquisadores e a comunidade em geral, além de movimentar o comércio e o turismo local.