A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) marcou presença no lançamento do Congresso da Aviação Agrícola (Congresso AvAg) 2025, realizado na manhã desta terça-feira (15/07), no Edifício Cloves Vettorato, em Cuiabá. Representando a entidade, o diretor de Relações Institucionais, Ronaldo Vinha, e o analista de Agricultura, Alex Rosa, participaram da solenidade que reuniu lideranças do agro, autoridades políticas, empresas do setor e representantes da sociedade civil.
Com o tema “Um Olhar para o Futuro”, o Congresso AvAg, promovido pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), acontecerá entre os dias 19 e 21 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio de Leverger, município vizinho à capital mato-grossense. O evento é considerado um dos maiores do mundo no segmento aeroagrícola, e acontece pelo segundo ano consecutivo em Mato Grosso, estado que abriga a maior frota de aviação agrícola do país.

Durante o lançamento, a presidente do Sindag, Hoana Almeida Santos, destacou que o Brasil possui a segunda maior aviação agrícola do planeta e que o setor movimentou mais de R$ 8 bilhões em 2024, com expectativa de crescimento de 25% nos próximos três anos. Segundo ela, o congresso é uma oportunidade estratégica para fomentar inovação, segurança operacional, sustentabilidade e fortalecer os debates sobre o futuro da atividade no país.
Para a Famato, a aviação agrícola é uma aliada indispensável da produção de alimentos, ao permitir o manejo eficiente de lavouras, o controle de pragas e doenças e a aplicação racional de insumos com responsabilidade ambiental. A entidade reconhece a importância do setor para garantir a produtividade e a segurança alimentar, especialmente em um estado como Mato Grosso, que é protagonista na produção de grãos e fibras no Brasil e no mundo.

“Produzir alimentos com responsabilidade, protegendo o meio ambiente e adotando tecnologias como a aviação agrícola, é o que garante que o campo continue alimentando o Brasil e o mundo. Mato Grosso é um estado pujante, que carrega nas mãos dos seus produtores o compromisso com a segurança alimentar global. E a aviação agrícola, com seu papel estratégico, potencializa nossa capacidade de produzir com eficiência, precisão e sustentabilidade. A Famato está atenta aos avanços do setor e continuará apoiando ações que fortaleçam a produção e a conservação no campo”, disse Ronaldo Vinha.
O Congresso AvAg 2025 terá painéis sobre regulação, tecnologia e boas práticas, além de uma palestra de superação com o ex-jogador Neto Zampier, sobrevivente da tragédia da Chapecoense. A programação também inclui o 1º Leilão da Aviação Agrícola, com renda destinada ao Fundo de Defesa da Aviação Agrícola Brasileira.