A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu, na manhã desta terça-feira (15), mais uma reunião ordinária do Fórum Agro MT. O encontro contou com a presença do presidente da Famato, Vilmondes Tomain, e do diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques, além de representantes das principais entidades do setor produtivo mato-grossense.
Entre os temas discutidos, estiveram a Campanha do Fethab da fêmea, a análise do período do Cadastro Ambiental Rural (CAR 2.0) e as orientações sobre o período proibitivo do fogo no estado. As pautas refletem preocupações atuais do setor e reforçam o papel do Fórum na busca por soluções integradas e alinhadas às necessidades dos produtores rurais.
O assessor especial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Carlos Augustin, participou do encontro e contribuiu com informações relevantes sobre as ações do Governo Federal voltadas ao agro.
O Fórum Agro MT tem como principal objetivo harmonizar as atividades das entidades participantes com as principais demandas do momento, além de fortalecer o poder de representação do setor. A iniciativa estimula a construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agropecuária mato-grossense. Compõem o Fórum as seguintes instituições: a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), a Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e a Organização das Cooperativas do Brasil – Mato Grosso (OCB/MT).