A primeira reunião da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) foi realizada na noite desta quarta-feira (09), na sede da instituição. O encontro marcou o início de uma nova fase de articulação e planejamento para o fortalecimento da cadeia produtiva da carne bovina no estado.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, abriu a reunião destacando a importância da união entre os elos do setor para a construção de estratégias conjuntas que valorizem o produtor rural e reforcem o papel de Mato Grosso.
“Esse é um momento importante para ouvirmos os representantes da cadeia da carne e trabalharmos juntos por ações que fortaleçam o setor. A comissão nasce com esse propósito: ser um canal de diálogo e alinhamento para enfrentarmos desafios e buscarmos soluções em conjunto,” afirmou Tomain.
A Comissão de Pecuária de Corte é coordenada pelo produtor rural e 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti, que ressaltou o compromisso da comissão com o desenvolvimento sustentável da atividade.
“A pecuária é uma força econômica do nosso estado, e a comissão tem o papel de contribuir com propostas técnicas e estratégicas que valorizem o produtor, promovam a competitividade, além de assegurar o futuro da nossa atividade,” disse Merotti.
Durante o encontro, foram debatidos temas relevantes para o setor, como a apresentação do Programa Nacional de Rastreabilidade Individual de Bovinos e Bubalinos (PNIB), o Protocolo Boi na Linha, o Passaporte Verde e a definição de outras pautas prioritárias da cadeia pecuária.
A comissão também conta com o apoio técnico da Famato. O analista de Pecuária da Federação, Marcos Carvalho, reforçou a importância de uma atuação conjunta e qualificada na formulação de propostas.
“Nosso papel é fornecer informações, dados e subsídios que ajudem nas decisões e nas pautas que envolvem o setor. A comissão será um espaço de escuta ativa, planejamento e ação em defesa dos interesses da pecuária de corte de Mato Grosso,” destacou.