A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) parabeniza as servidoras e médicas veterinárias Ana Carolina Schmidt, Caroline Lemes Pereira Rego Bourscheid, Daniella do Nascimento Schettino e Selma Maria Nassarden, do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), pelo prêmio de 1º lugar na categoria “Eficiência e Inovação” do 2º Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas, promovido pelo Governo de Mato Grosso. As servidoras foram reconhecidas pelo projeto “Estratégia de Ação e Vigilância Baseada no Risco em Estabelecimentos Rurais”, considerado a melhor prática para a melhoria da gestão pública estadual.
Para a Famato, além de reconhecer o mérito das servidoras do Indea-MT, é fundamental valorizar projetos que dialoguem com as necessidades do setor produtivo rural. Representando mais de 33 mil produtores em Mato Grosso, a entidade reforçou seu compromisso com o estado e com a produção de alimentos, destacando a importância de premiar iniciativas que aprimorem a vigilância sanitária, em um momento em que houve a retirada da vacinação contra a febre aftosa e em que Mato Grosso conquistou o reconhecimento internacional de livre da doença sem vacinação.
Durante a cerimônia de premiação, realizada na terça-feira (7), no auditório Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, Ana Carolina destacou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e dedicação de todos os servidores do Indea-MT. Agradeço imensamente a todos os envolvidos nesse projeto transformador, especialmente à nossa equipe da Coordenadoria de Defesa Agropecuária”, afirmou Ana Carolina Schmidt.
O projeto vencedor apresentou resultados expressivos ao implementar, desde 2023, uma metodologia mais eficiente de vigilância sanitária animal, com o levantamento detalhado dos estabelecimentos rurais a partir da integração de dados internos do Indea e o uso de modelos epidemiológicos baseados em critérios científicos e análises de risco. Essa abordagem permitiu selecionar de forma mais estratégica as propriedades que recebem visitas para orientações e ações preventivas realizadas pelos médicos veterinários e agentes do Indea, garantindo maior eficácia no trabalho de campo e na educação sanitária dos produtores.
“Mais de 50% do PIB de Mato Grosso vem do agronegócio, através do que produzimos no campo. Então, manter a carne do gado, de aves ou de suínos saudável e certificada para ser consumida e exportada, conforme as regras rígidas do mercado internacional, faz parte da atuação do Indea. Nós precisamos sensibilizar os produtores rurais para estarem vigilantes em relação às doenças dos animais e nos avisarem rapidamente, para que possamos atuar e impedir que doenças se espalhem e possam ser controladas, minimizando prejuízos econômicos para o nosso estado”, disse a servidora Ana Carolina Schmidt.
A Famato também agradeceu a todos os servidores do Indea-MT, especialmente à Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal, pelo comprometimento com a vigilância sanitária animal em Mato Grosso. O trabalho de cada profissional contribui diretamente para a qualidade, certificação e segurança da pecuária mato-grossense, que segue como referência nacional e internacional.
A iniciativa contemplou 56 servidores públicos pela implementação de 15 projetos que promoveram mais eficiência e inovação na administração estadual.