No segundo dia do evento Elas no Campo, realizado em 27 de junho no Cenarium Rural em Cuiabá, a Comissão Famato Mulher marcou presença no primeiro painel magno da manhã, intitulado “A Mulher à frente das entidades do Agro”. O painel contou com a participação de Lisiane Rocha Czech, representante da Comissão Estadual de Mulheres do Agro da Federação da Agricultura e Pecuária do Paraná (Faep), Simone Carvalho, vice-presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Juliana Bortolini, presidente do Sindicato Rural de Jaciara e embaixadora da Comissão Famato Mulher, Karine Inês, produtora rural, ex-presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte e atual presidente da Câmara Municipal do município, e teve como mediadora Gabriela Tomain, cofundadora e conselheira da Comissão Famato Mulher.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, fez questão de prestigiar o segundo dia do evento, após retornar de agendas nos sindicatos rurais do interior do estado. “É inspirador ver tantas mulheres à frente de projetos e entidades do agro, fortalecendo a representatividade feminina e trazendo ainda mais credibilidade para o nosso setor”, destacou.
Logo no início da programação, Luciana Tomain, presidente da Comissão Famato Mulher, foi homenageada em reconhecimento à sua contribuição na curadoria do evento, ajudando a construir a pauta que inspirou e motivou centenas de mulheres presentes.
O estande da Comissão Famato Mulher fez história, com um cenário repleto de girassóis, amostras de soja, milho e algodão, além de um estúdio de podcast por onde passaram mulheres inspiradoras que contaram suas trajetórias e reforçaram a importância da família junto ao sistema sindical rural, principal bandeira da Comissão.

Durante o painel, Gabriela Tomain explicou o sistema piramidal que organiza a representação do agro no Brasil, formado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), 27 federações estaduais, 2.300 sindicatos rurais e mais de 1,3 milhão de produtores associados. Ela ressaltou que o Sistema Famato defende e apoia os produtores rurais, ensina e leva tecnologia e inovação ao campo por meio de suas casas: Famato, Imea, AgriHub e Senar Mato Grosso, que juntas formam a Casa da Família Rural, um verdadeiro ecossistema de inovação.
Gabriela destacou valores como ética, patriotismo, união, resiliência, responsabilidade social e conhecimento, e falou sobre o projeto “Pequenos do Agro”, iniciativa educacional infantil criada pela Comissão Famato Mulher para ensinar crianças de 4 a 14 anos sobre a importância do agronegócio, com personagens como Sojinha, Dona Espiga, Tio Dão, Xerife, Adelaide e Espantalho. Ela também mencionou a parceria com a MSP Estúdios, que trouxe Chico Bento como protagonista da comunicação do agro mato-grossense.
Em sua fala, Gabriela explicou que, no agro, não existem produtores pequenos, médios ou grandes, pois todos são produtores rurais igualmente importantes. Segundo ela, o que varia é o tamanho da prosperidade, pois cada propriedade, independente de sua dimensão, contribui para o desenvolvimento do campo.

Gabriela também esclareceu que agricultura familiar não está restrita apenas a pequenas propriedades, mas inclui todos que fazem agricultura, demonstrando que esse conceito vai além do tamanho da área cultivada.
Lisiane Rocha Czech compartilhou os desafios do Paraná, onde a Faep conta com 103 comissões e mais de 4 mil mulheres envolvidas, e apresentou o projeto “Sindicato Protagonista”, que já conquistou 800 novos sindicalizados e fortalece a atuação feminina com metas e objetivos traçados junto aos sindicatos.

Juliana Bortolini destacou os 60 anos da Famato e a representatividade feminina no estado, citando que dos 95 sindicatos rurais, nove têm presidentes mulheres. Ela convocou as participantes a se aproximarem do sistema sindical rural, destacando o papel fundamental da mulher para aproximar a família dessas instituições e fortalecer a voz feminina no campo. Juliana também parabenizou a Comissão Famato Mulher pela intensificação dos projetos sociais do Senar Mato Grosso, como Semeia, Cine Senar, Pequenos do Agro e Filhos do Campo.

Karine Inês defendeu políticas públicas para o setor, ressaltando a importância da sustentabilidade e da educação rural, e relatou sua atuação na Câmara Municipal de Ipiranga do Norte em pautas como aplicação de recursos do Fethab, moratória da soja, logística e infraestrutura.

Simone Carvalho destacou que as mulheres estão no sistema sindical rural para somar e contribuir, reforçando a representatividade da CNA e elogiando a atuação da Comissão Famato Mulher. “Estou apaixonada pela Famato, que faz a diferença em Mato Grosso, trazendo as famílias para o sistema. Aqui há mulheres fortes e engajadas. O agro sustenta o país e Mato Grosso tem grande participação nessa prosperidade, ainda com muito espaço para crescer e levar desenvolvimento ao Brasil”, afirmou.

Também participaram do evento as presidentes de sindicatos rurais e embaixadoras da Comissão Famato Mulher, Ana Maria Callegari Onuma (Nova Marilândia), Juliana Mesquita (Guiratinga), Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra) e Maria das Dores de Souza (Araputanga), além das primeiras vice-presidentes Mari Stela Redivo e Adriana Merotti, Joseane Vinha, Fernanda Lupatini e a assessora técnica da CNA, Liziana Rodrigues, reforçando a união de lideranças femininas em prol do agro brasileiro.
Ao longo do segundo dia, a programação contou ainda com palestras simultâneas sobre inteligência artificial nos negócios com Elaine Coimbra, megatendências e sinais disruptivos do agro com Jaqueline Weigel, técnicas de comunicação com Karina Izzo, segurança psicológica na liderança com Fernanda Dutra, investimentos pessoais com Maria Helena Válio, felicidade corporativa e engajamento no trabalho com Fabiana Galetol, e propósito de carreira com Claudia Lisboa. Também ocorreram painéis sobre reputação de marca com Ana Doralina e Teresa Vendramini, carreira da mulher no agro mediado por Lorena Lacerda com Elaine Lourenço, Neusa Lopes e Carol Benmuyal, além de painéis magnos sobre a coragem feminina com Teresa Vendramini, Mônica Monteiro, Alessandra Zanotto e Camila Schweizer. O dia encerrou com a palestra magna final “Inspirando mulheres para o sucesso”, ministrada por Mônica Salgado.