O diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Ronaldo Vinha, recepcionou na tarde desta sexta-feira (27.06), na sede da Federação, em Cuiabá, um grupo de empresários chineses, que faz parte da Plataforma global WAFI (World Agrifood Innovation Conference).
A Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar (WAFI) é uma plataforma global que promove a inovação integrada em sistemas agroalimentares e fomenta a colaboração entre governo, indústria, academia e instituições de pesquisa. É um dos três principais eventos agrícolas globais do mundo.
Ronaldo Vinha apresentou todo o funcionamento do Sistema Famato/Senar e em seguida Rodrigo Silva, coordenador de Inteligência de Mercado do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), explanou sobre os números do setor agropecuário de Mato Grosso.

O grupo também recebeu informação sobre os números do cooperativismo em Mato Grosso, com a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/MT, Sâmyla Sousa. E para finalizar o diretor do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade, falou sobre rastreabilidade bovina.
Antes de chegar a Mato Grosso, o grupo chinês visitou a cidade de Londrina (PR) e Brasília (DF). Após compromissos institucionais neste sábado (28) os empresários visitam uma fazenda no município de Campo Verde.
O WAFI 2025 será realizado de 12 a 15 de outubro de 2025, em Pinggu, Pequim, China, sob o tema “Abastecimento de Alimentos Resiliente para a Transformação dos Sistemas Agroalimentares”.