A nomeação e credenciamento de leiloeiros rurais no Estado de Mato Grosso é de competência da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Uma turma de 10 leiloeiros recebeu das mãos do presidente da Federação, Vilmondes Tomain e dos diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (Administrativo/financeiro) a carteira profissional de leiloeiro rural. “É uma profissão importante e eles saem preparados para trabalhar, o mercado de Mato Grosso tem grandes oportunidades”, destacou Vilmondes Tomain.
A conclusão do curso ocorreu na última segunda-feira (07.04), na sede da Famato, em Cuiabá. A primeira edição de 2025 foi reformulada e dessa vez os participantes contaram com um encontro presencial e a participação de dois leiloeiros rurais de renome, Thiers Rocha e André Magela. O curso teve duração de 28 horas em formato híbrido, sendo 24 horas de conteúdo teórico na plataforma educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O curso foi encerrado com uma simulação de leilão presencial em que os participantes puderam colocar em prática o aprendizado. Foram quatro horas de atividade prática.
Os participantes receberam conteúdo sobre regulamentação da profissão de leiloeiro rural, conceitos e mecanismos para valorização dos animais e legislação sanitária para leilões, o agronegócio em Mato Grosso e comunicação, oratória e contexto de atuação de leiloeiro rural.
A primeira turma do curso de leiloeiros de 2025 da Famato foi bem diversificada, com participantes experientes como Rafael Vilela, que já é credenciado pela Federação de São Paulo há 30 anos e agora se credencia em Mato Grosso, e jovens no começo da carreira como Rafael Rodrigues de Oliveira que aos 24 anos se torna um leiloeiro rural credenciado pela Famato.
Foi nesse clima de muita troca de experiências que os concluintes do curso de leiloeiros receberam os certificados e as carteiras profissionais. A diretoria da Famato agradeceu o empenho de toda equipe organizadora coordenada pela assessora jurídica da Famato, Talita Oliveira e desejou sucesso aos novos leiloeiros credenciados. “Tenho certeza que vocês serão bem sucedidos e reforço que atuem com muita ética profissional e seriedade, sucesso e Deus abençoe a cada um”, finalizou Vilmondes Tomain.