Nesta segunda-feira (07), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e a Turma da Mônica (MSP Estúdios), trouxe para a capital mato-grossense uma atração especial para comemorar os 306 anos da cidade: a “Coelhadas Gigantes”. A exibição já está disponível para toda a população, com o famoso “Sansão Gigante” no Museu do Rio e Aquário Municipal até o dia 22 de abril.
A ação também é um presente da Famato para Cuiabá, que em dezembro celebra 60 anos. De acordo com o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, a inicitiva é uma forma de homenagear a cidade, reconhecida como a capital nacional do agronegócio. “Esse evento, além de marcar o aniversário de Cuiabá, oferece um momento de lazer e muita alegria para as famílias que visitarem o local. Essa é uma forma de agradecermos essa cidade e a população que tanto fazem pelo nosso estado”, destacou Tomain.
A “Coelhadas Gigantes” é uma exposição itinerante que percorre o Brasil e traz, com a imagem cativante do coelho Sansão, mensagens importantes e de conscientização sobre diversas causas. Em Cuiabá, além de celebrar o aniversário da cidade, a atração tem um caráter especial: o “Sansão Gigante” está acompanhado de um grande girassol, que simboliza a divulgação da Campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de saúde ocultas.

A campanha Abril Azul busca informar a população sobre o TEA e a importância da inclusão e acessibilidade para pessoas autistas e aquelas com outras doenças pouco visíveis, reforçando a necessidade de um ambiente mais inclusivo na sociedade.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, agradeceu a Famato pela parceria e parabenizou a federação pelo início das comemorações dos 60 anos. “Essa ação só está acontecendo graças a Famato. Esse espaço importante para Cuiabá e já temos eventos para toda a população aqui, como os artesanatos, as apresentações, cultura e o bom uso aqui será feito também em outros locais da cidade”, ressalta Abílio.
Também participaram do evento o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha; o diretor Administrativo Financeiro da Famato, Robson Marques; o superintendente do Sistema Famato, Cleiton Gauer e a e a primeira-dama Samantha Iris.