Na manhã desta quinta-feira (27), o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, recebeu a visita do juiz José Antônio Bezerra Filho. O encontro promoveu a discussão de parcerias para fortalecer o projeto Ribeirinho Cidadão, uma iniciativa realizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária.
O Ribeirinho Cidadão tem como objetivo levar serviços essenciais e garantir a cidadania de comunidades em situação de vulnerabilidade, especialmente nas regiões ribeirinhas. Em 2025, o projeto já está na 18ª edição. Durante a reunião, foi debatida a possibilidade de ampliação da atuação do projeto por meio do Mutirão Rural, realizado pelo Senar Mato Grosso. O Mutirão Rural oferece atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos, além de outros serviços de saúde, e busca atender de forma eficaz as necessidades da população, promovendo o acesso à saúde e qualidade de vida.
O juiz coordenador do Ribeirinho Cidadão, José Antônio Bezerra Filho, destacou a importância da parceria com entidades como o Sistema Famato para ampliar o alcance do projeto e assegurar que as comunidades mais distantes tenham acesso a serviços que promovam a dignidade e o fortalecimento da cidadania.
Vilmondes Tomain ressaltou a relevância da iniciativa e a disposição do Sistema Famato em apoiar ações que beneficiem as populações em situação de vulnerabilidade. “Acreditamos que, por meio de parcerias como essa, conseguimos levar mais dignidade e oportunidades a quem mais precisa. O projeto Ribeirinho Cidadão é uma ação transformadora, e o Sistema Famato está comprometido em contribuir para seu sucesso, ampliando o alcance e promovendo o bem-estar das famílias que vivem nas áreas rurais e ribeirinhas”, afirmou Tomain.
Também participaram da reunião o diretor Administrativo e Financeiro da Famato, Robson Marques e o gestor jurídico da Famato, Rodrigo Bressane.