A comitiva do Sistema Famato Senar teve a oportunidade de visitar uma das propriedades rurais da Adecoagro, localizada em Christophersen, na Argentina. Nesta terça-feira (11), o grupo, formado por presidentes de 26 sindicatos rurais e pela diretoria do Sistema Famato Senar, teve a chance de conhecer de perto o trabalho realizado por uma das empresas que se destacam em uma das regiões mais produtivas do país vizinho.
A Adecoagro é conhecida por seu modelo inovador de produção de leite, que coloca o bem-estar e o conforto dos animais como prioridade. Essa abordagem tem como resultado a produção de leite de altíssima qualidade, algo que chamou bastante a atenção dos visitantes. Atualmente, a empresa tem mais de 14 mil vacas em lactação, com uma média diária de 37,8 litros de leite por animal, o que significa que a produção anual ultrapassa os 600 mil litros de leite.

Além da produção leiteira, a propriedade também conta com uma área de cerca de 7.500 hectares voltados para o cultivo de grãos, sendo que 80% dessa produção é destinada à alimentação do gado.
Outro modelo de trabalho apresentado foi a produção de energia renovável na fazenda. A Adecoagro utiliza o esterco do gado para gerar eletricidade por meio de biodigestores. O mais interessante é que o que é gerado nos biodigestores retorna para o campo, sendo utilizado como biofertilizante, contribuindo para adubar as lavouras e forragens que alimentam as vacas.