No dia 3 de outubro, a cidade de Canarana recebeu o 10º encontro do projeto “Famato Mulher – Fortalecendo a Presença da Família Junto ao Sistema Sindical Rural”, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), através da Comissão Famato Mulher. O evento foi acolhido com entusiasmo pelo presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, e reuniu produtoras rurais dos municípios vizinhos.
Esse encontro marcou o encerramento de uma jornada iniciada no começo do ano, quando o projeto ainda era um sonho. Ao longo de 10 rodadas, a iniciativa passou por cidades como Alta Floresta, Sorriso, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Campo Novo do Parecis, Juína, Barra do Garças, Rondonópolis, Confresa e, finalmente, Canarana, reunindo cerca de mil mulheres em busca de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento dos laços com o sistema sindical rural.
“Foi uma jornada desafiadora, mas cada realização foi uma vitória. Quando começamos, havia dúvidas e expectativas. Hoje, chegamos ao 10º encontro com o coração cheio de alegria e orgulho”, disse Luciana Tomain, presidente da Comissão Famato Mulher, emocionada ao lembrar os mais de 15 mil quilômetros percorridos durante o projeto.
Luciana, que idealizou o projeto ao lado de sua família, exaltou o papel dos 94 sindicatos rurais de Mato Grosso e destacou que a Famato Mulher está pronta para 2025, com planos de continuar o trabalho de fortalecimento das mulheres no setor agropecuário.
Durante o evento, ela também fez uma apresentação detalhada sobre o sistema piramidal que compõe o sistema sindical rural, destacando a importância de cada instituição, desde a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) até o Sistema Famato, que engloba a Famato, o Senar-MT, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o AgriHub e os sindicatos rurais. Sua explicação mostrou como essas entidades trabalham de forma integrada para fortalecer o setor rural em Mato Grosso e no Brasil.
O presidente do Sindicato Rural de Canarana, Alex Wisch, expressou sua satisfação em sediar o último encontro do projeto. “É uma honra ver Canarana fazer parte dessa grande iniciativa. O projeto Famato Mulher tem sido fundamental para aproximar as mulheres do sistema sindical rural, mostrando a força e a importância delas no agro. Agradeço a todos que tornaram esse evento possível.”
O encontro também contou com a presença de figuras de destaque da região, como Márcia Delai, produtora rural e esposa do presidente do Sindicato Rural de Água Boa, Geraldo Delai, e Diovani Frizzo, esposa do presidente do Sindicato Rural de Querência, Osmar Frizzo.
Além disso, a Bayer, parceira do projeto, ofereceu a palestra “Conexão Mulheres no Agro”, com a palestrante Andressa Bremm, que trouxe reflexões sobre o papel das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a importância de fortalecer as redes de apoio no setor.
Ao final do evento, Luciana Tomain foi homenageada pelos colaboradores que a acompanharam durante todas as etapas do projeto. Em um momento de emoção, todos através de um vídeo, destacaram sua liderança inspiradora e sua dedicação em cada um dos encontros, que hoje são celebrados como um marco para as mulheres do agro em Mato Grosso.