O Sistema Famato lançou, na última sexta-feira (16/02), o Polo Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) em Nova Monte Verde. A iniciativa contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e educacional de toda região, em especial os municípios de Apiacás e Nova Bandeirantes, capacitando os profissionais do campo. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal de Nova Monte Verde.
Na unidade serão ofertados cursos técnicos de nível médio através da Rede e-Tec, nas áreas de: Agricultura, Florestas, Zootecnia, Agronegócio e Fruticultura. Além de quatro cursos de graduação (Gestão do Agronegócio, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Ambiental e Processos Gerenciais) e três de pós-graduação (Liderança e Gestão Estratégica do Agronegócio, Gestão e Sustentabilidade do Agronegócio e Direito e Economia dos Sistemas Agroindustriais) oferecidos pela Faculdade CNA.
A previsão é que o edital para ingresso seja lançado no mês de junho para que já no segundo semestre de 2024 sejam iniciados os cursos.

“Essa é uma iniciativa que visa fortalecer o agronegócio local e promover o acesso à educação de qualidade. Tenho certeza que o Polo Educacional irá beneficiar não apenas os moradores de Nova Monte Verde, mas toda a região, com oportunidades de educação e crescimento pessoal, profissional, social e econômico”, pontuou o diretor Administrativo e Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques, durante a solenidade.
Representando o Sistema Famato, também estiveram presentes o vice-presidente da Regional II, Nelson Y. Obuti; o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidélis, e o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros.
Também prestigiaram o evento os presidentes dos sindicatos rurais das cidades de Apiacás, Nova Bandeirantes e Nova Canaã do Norte, representados respectivamente por Vanderlei Garcia, Rogério Barbados Dias e Luiz Carlos Olini; presidente da Câmara de Vereadores de Nova Monte Verde, Manoel Zufino da Silva; prefeito de Nova Monte Verde, Edemilson Marino; representante do prefeito de Nova Bandeirantes, o Secretário de Educação Wagno Rosa Ribeiro; prefeito de Apiacás, Júlio César dos Santos; e representantes do Senar Central e da CNA.