O Sistema Famato marcou presença, nessa quinta-feira (03.08), na 29ª Expoeste, realizada pelo Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. A solenidade de abertura da feira foi realizada na noite de quarta (02.08) e o evento segue sendo realizado até o próximo domingo (06.08), no Parque de Exposições do município.
Representando o Sistema Famato estiveram presentes o presidente, Vilmondes Tomain; o diretor Administrativo e Financeiro, Robson Marques; e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis.
“A Expoeste é um orgulho para o município de Pontes e Lacerda. Uma grande festa que ano a ano proporciona um momento de interação entre os produtores rurais e fomenta o mercado agropecuário da região” disse o presidente Vilmondes Tomain.
Durante os cinco dias de evento, os visitantes ainda poderão prestigiar o tradicional rodeio e shows nacionais que trazem nomes como: Hugo e Guilherme, Murilo Huff, Bruno e Barreto, Lauana Prado, Diego e Arnaldo, Wesley Safadão e Mariana Fagundes.

“A 29ª Expoeste está sendo um evento recorde, muito bem organizado e bem aceito pela população. Estou muito feliz com o fato do nosso sindicato rural poder proporcionar um grandioso evento como esse, que conta com diversas atrações para entreter o nosso público”, celebou o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Michel Leinat.
O prefeito de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos, e o deputado estadual Valmir Moretto também estiveram presentes prestigiando a feira.

Mutirão Ambiental Vale do Guaporé — O Núcleo Técnico Ambiental da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), entre os dias 03 e 04 de agosto, participou do 3º Mutirão Ambiental Vale do Guaporé, realizado no Recanto de Leilões do Parque de Exposições de Pontes e Lacerda, durante a programação da 29ª Expoeste.
O mutirão teve como objetivo esclarecer dúvidas e questionamentos de produtores rurais sobre o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
“Realizamos aproximadamente 150 atendimentos e todos foram muito positivos. O produtor chega até nós com suas demandas e recebe orientação de como está o andamento do seu CAR e também de como proceder para sua devida regularização ambiental”, pontuou a Analista de Assuntos Fundiários e Indígenas da Famato, Anny Dornelles.

A analista Tânia Arevalo (Meio Ambiente), técnicos da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja-MT) e equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) também participaram dos atendimentos.
De iniciativa do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, o mutirão rural contou com o apoio da Famato, Acrimat, Aprosoja-MT, Sema e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).