O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, os vice-presidentes, Ilson Redivo e Amarildo Merotti e os diretores Ronaldo Vinha (Relações Institucionais) e Robson Marques (administrativo e Financeiro) participaram, na terça-feira (7/03), da cerimônia de posse da nova diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília.
A Frente será presidida pelo deputado federal Pedro Lupion (PP/PR), que vai ocupar o cargo durante o biênio 2023-2024. Nos últimos anos, a Frente Parlamentar tem se destacado nos trabalhos do Congresso Nacional. De composição pluripartidária e reunindo mais de 300 parlamentares, a bancada tem sido bem sucedida na defesa do setor produtivo rural. É considerada a mais influente nas discussões, articulações e negociações de políticas públicas no âmbito do Poder Legislativo.
Em sua fala, Pedro Lupion destacou a importância de valorizar o trabalho do produtor rural brasileiro, que contribui para a geração de empregos, Produto Interno Bruto (PIB) e balança comercial do país. “Nossa missão na FPA é evitar retrocessos no agro, defender os interesses do produtor, ajudando o nosso país a se desenvolver”.
O presidente Vilmondes Tomain salientou que ainda existem problemas que emperram o desenvolvimento, entretanto o setor agropecuário continua como protagonista da economia brasileira. Hoje, o agro é respeitado dentro e fora do Brasil. “O agro gera riquezas, emprego e é ponto fundamental na busca pela segurança alimentar mundial. E quanto aos entraves, a FPA em parceria com as instituições e lideranças do agro, tem trabalhado em ações e políticas públicas para garantir segurança ao produtor rural brasileiro”, disse Tomain.

Participaram da cerimônia diretores da CNA e presidentes de federações estaduais de agricultura e pecuária, os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e das Comunicações, Juscelino Filho, os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes, de Goiás, Ronaldo Caiado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de parlamentares e lideranças do setor.
A FPA – O objetivo da Frente Parlamentar é estimular a ampliação de políticas públicas para o desenvolvimento do setor agropecuário brasileiro. Dentre as prioridades estão a modernização da legislação trabalhista, fundiária e tributária, além de temas que garantam a segurança jurídica necessária à competitividade do setor.
Reunião na CNA – Em Brasília, o presidente Vilmondes Tomain e os diretores também participaram de uma reunião com o presidente da CNA, João Martins e com o diretor-geral do Senar Central, Daniel Carrara. Eles trataram de assuntos relacionados ao setor produtivo rural no estado de Mato Grosso.
