O segundo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Marcos da Rosa, participou nesta terça-feira (24/05), no auditório da Fatec/Senai, em Cuiabá, da abertura do workshop “Agro: Tecnologias e Aplicações Espaciais”. A solenidade contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, além de autoridades estaduais e municipais.
A iniciativa é uma realização da Agência Espacial Brasileira (AEB), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tem o Sistema Famato com um dos apoiadores do evento.
O objetivo do evento foi inspirar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no setor do agro e viabilizar, a partir da utilização de tecnologias espaciais, um aprimoramento das práticas agrícolas e o desenvolvimento do setor de forma sustentável.
“A agricultura e pecuária do Brasil triplicaram a produção com as tecnologias existentes dos anos 90 para cá. As ferramentas das tecnologias espaciais estão vindo para somar o desenvolvimento do setor e irão contribuir para sanar os problemas de conectividade, confiabilidade nas coletas de dados, entre outras”, disse o segundo vice-presidente da Famato, Marcos da Rosa.
O Instituto AgriHub, que faz parte do Sistema Famato, é uma rede de inovação em agricultura e pecuária que identifica os problemas dos produtores rurais e os conectam a startups, mentores, empresas de tecnologia, pesquisadores e investidores para desenvolver soluções e promover o melhor ajuste de tecnologias ao campo.
Dentre as palestras e debates, com importantes nomes de diferentes segmentos, estão o diretor-executivo do Instituto AgriHub, Otávio Celidonio, que mediou o pitches de Startups: Espaço no Agro, no auditório principal.
Também participaram pesquisadores, estudantes, técnicos, universidades, entidades do agronegócio e produtores interessados nas inovações trazidas pelo uso das tecnologias espaciais no campo.
Da Famato também participaram do workshop as analistas Laura Rutz (Meio Ambiente) e Anny Dornelles (Assuntos Fundiários e Indígenas).