Criadores de ovinos de Mato Grosso estão otimistas e falam em expansão de mercado. A produção existente no Estado hoje só atende uma parte da demanda atual. Segundo a associação dos criadores, Ovinomat, só em Cuiabá e região são necessários 150 ovinos por dia, porém a oferta atual é suficiente para atender menos de um terço do que o mercado
consome.
O presidente da Ovinomat, Leandro Valoes, confirma que os produtores do Estado ainda não têm condições de atender a essa procura. Porém, a intenção da entidade é mudar esse cenário com aposta no avanço genético do rebanho e na conquista de novos produtores.
Hoje existem três mil criadores em Mato Grosso. A meta é convencer mais gente a apostar no potencial da ovinocultura no cerrado. "A atividade é rentável. Um cordeiro de seis meses é vendido por aproximadamente R$ 200,00, diante de um custo de R$ 40,00", relata Soares.
Se o pedido for atendido e a atividade atrair novos criadores, as projeções otimistas para o futuro poderão ser confirmadas. E em menos de cinco anos, o rebanho poderá saltar dos atuais 1,3 milhão de animais para cerca de cinco milhões de ovinos.
GENÉTICA
Há dez anos, a ovinocultura é a principal fonte de renda de uma propriedade em Cuiabá. Atualmente, o rebanho é de 300 animais. Menos
da metade do existente há uma década, quando somava mais de 800 cabeças. Esta diminuição não representa um corte de investimentos ou a falta de estímulo com a atividade.
Segundo o gerente de produção, Jair de Oliveira, a iniciativa demonstra o profissionalismo e a vontade de avançar no melhoramento genético. A aposta foi em raças reconhecidas principalmente pela habilidade materna e rusticidade. Os cruzamentos entre animais santa inês e dorper garantem mais precocidade, resultado que pode ajudar a impulsionar a atividade no Cerrado.
A estratégia adotada na propriedade ilustra bem o caminho que está sendo seguido pela maioria dos criadores de ovinos em Mato Grosso. Cada vez mais o setor busca ampliar a qualidade dos animais, mesmo que para isso seja preciso reduzir momentaneamente o plantel. O objetivo é produzir de acordo com as exigências do mercado, que hoje está bastante aquecido. (Com Canal Rural, em Cuiabá)