Nesta terça-feira (25), às 8h30, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgará aos jornalistas um estudo sobre o "Mercado de Trabalho no Estado de Mato Grosso e Brasil". O objetivo é verificar a dinâmica do emprego nos diferentes segmentos da economia estadual e brasileira, especialmente do setor agropecuário. A coletiva de imprensa será na sala de reuniões da Famato.
A pesquisa foi feita com dados levantados no Programa de Disseminação de Estatística do Trabalho (PDET), Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) – todos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O estudo traz um comparativo, do período de 2009 a 2010, sobre os setores do agronegócio, comércio, serviços e indústria e apresenta as diferenças de renda e evolução no número de empregos. Além disso, o trabalho apresenta uma análise das principais ocupações dentro do setor agropecuário e a renda média mensal dos trabalhadores.
"Com este estudo, identificamos que o agronegócio tem posição de destaque em relação às demais atividades econômicas de Mato Grosso. Os produtores e a sociedade terão uma noção de como está o número de empregos formais em Mato Grosso e no Brasil. A questão trabalhista é um dos pilares estratégicos do Sistema Famato", afirma o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
A Famato é a entidade que reúne e representa os sindicatos rurais de todo o Estado. Junto com o Imea e o Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso), forma o Sistema Famato.
SERVIÇO:
O QUE: Coletiva de Imprensa sobre a Análise do Mercado de Trabalho no Estado de Mato Grosso e Brasil
QUEM: Presidente do Sistema Famato, Rui Prado, o superintendente do Imea, Otávio Celidonio, e o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho
QUANDO: 25 de outubro (terça-feira), às 8h30
ONDE: Na sala de reuniões da Famato
INFORMAÇÕES: (65) 3928-4435 ou 3928-4408
ASCOM Sistema Famato/Senar