A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) está disponibilizando para as embaixadas e adidos agrícolas brasileiros no exterior uma nova ferramenta que reunirá todas as informações sobre o agronegócio nacional. A partir de agora, todo este conteúdo poderá ser encontrado no Portal de Inteligência Competitiva do Agro Brasileiro, gerado pelo Instituto CNA (ICNA), com o objetivo de auxiliar os diplomatas no processo de promoção comercial dos produtos brasileiros, contribuindo para ampliar e diversificar a pauta de exportações e dar maior competitividade ao setor no mercado internacional. Lançado esta semana pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, o portal reunirá todos os dados e argumentos necessários sobre o agronegócio brasileiro para a defesa do setor nas mesas de negociação.
O portal terá, ainda, um espaço voltado à realização de webconferências. A ideia é possibilitar um canal direto de comunicação do setor agropecuário com embaixadores, adidos agrícolas e outras autoridades brasileiras, envolvidos no debate sobre assuntos ligados ao agronegócio. A ampliação e a diversificação da pauta comercial brasileira, além da conquista de novos mercados e a identificação de novas oportunidades de investimentos no setor, têm sido uma das prioridades da CNA para conquistar novos mercados. Segundo estimativas da entidade, o superávit da balança comercial deve crescer 5,5%, em 2013, em relação a 2012, totalizando US$ 83,2 bilhões. As exportações devem ultrapassar US$ 100 bilhões no próximo ano.
Um dos mercados que a CNA considera prioritário é a China, destino de 21% das vendas externas brasileiras. Para os próximos anos, a tendência é o país asiático ampliar suas importações de alimentos, para atender à demanda gerada pela meta do governo chinês de aumentar a renda per capita da população, o que poderá favorecer os produtos agropecuários brasileiros, como carnes, café e suco de laranja. Outra tendência é que o País amplie o embarque de produtos do agronegócio para outros mercados até então considerados não tradicionais, como os países árabes.