A regional de Cuiabá é a última a receber o Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). Nesta terça-feira (06.11) e quarta-feira (07.11), dirigentes e colaboradores dos Sindicatos Rurais da região discutem os desafios e oportunidades do sistema sindical mato-grossense e apontam novas formas de melhorar seus trabalhos.
Na abertura do primeiro dia de capacitação do PDS, o diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rogério Romanini, destacou a importância da atuação dos Sindicatos Rurais na representatividade dos produtores rurais. “Toda a união de classe começa dentro dos sindicatos. Para sermos fortes em nossa representatividade, precisamos planejar e nos capacitar. E é aqui que entra o PDS, para auxiliá-los neste planejamento e na execução de seus trabalhos”, destaca Romanini.
O PDS é considerado o maior programa que a Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. O objetivo do projeto é capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a gestão sindical, agregar conhecimento, quebrar paradigmas e apresentar tendências para os sindicatos. Durante todo o ano, 68 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis, Barra do Garças, São José dos Quatro Marcos, Campo Novo do Parecis, Juína e Querência receberam as equipes do PDS.
Expectativas – O presidente do Sindicato Rural de Tabaporã, Mauro Dirami, acredita que a partir da capacitação e do planejamento poderá atrair mais associados para o sindicato. “Temos muita dificuldade em transmitir as ações do Sistema Famato aos nossos associados pois a grande maioria não participa ativamente do sindicato. Creio que com esta nova visão que o PDS nos passará, poderemos melhorar nossa atuação neste sentido, de envolver mais os sócios nas ações do Sistema”.
Já o futuro presidente do Sindicato Rural de Poconé, Alídio Leite, que toma posse na próxima semana, comenta que o PDS irá contribuir na sua preparação para assumir a presidência do sindicato. “Será um grande auxílio para começar minha gestão mais preparado e poder melhorar ainda mais o trabalho do sindicato”, afirma.
O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho, lembrou que o conhecimento é muito importante para melhorar o trabalho dos produtores rurais. Ele destacou que somente no ano passado a instituição capacitou 45 mil pessoas em todo o estado.
A partir do dia 19 de novembro, a equipe do PDS, formada pelo consultor do programa Sindicato Forte, Olympio Santos Bezerra, a analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia e o supervisor do Senar-MT da regional de Cuiabá, Natalino Viana da Costa, passará pelos Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa do planejamento estratégico.
Acompanhe o dia a dia destes trabalhos pelo Blog do Sistema Famato. (https://blogdafamato.wordpress.com/category/pds/)
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato. Conheça nossas redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).
Programação
Dias 06 e 07.11
Capacitação de dirigentes e colaboradores em Cuiabá
Dia 19.11
8h – Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães;
14h – Sindicato Rural de Campo Verde
Dia 20.11
8h – Sindicato Rural de Planalto da Serra;
14h – Sindicato Rural de Nova Brasilândia;
Dia 21.11
8h – Sindicato Rural de Poconé;
14h – Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento
Dia 22.11
8h – Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger;
14h – Sindicato Rural de Cuiabá
Dia 23.11
8h – Sindicato Rural de Rosário Oeste