A CASA DA FAMÍLIA RURAL

Logotipo
Logotipo
Logotipo Logotipo Logotipo Logotipo
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

A CASA DA FAMÍLIA RURAL

  • SENAR MATO GROSSO
  • IMEA
  • SINDICATOS RURAIS
  • AGRIHUB
Logotipo Famato
  • Home
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Histórico
    • Diretoria
    • Áreas de Atuação
    • Representações
    • Regiões Sistema Famato
    • Portal da Transparência
  • Serviços ao Produtor Rural
  • Informativos Técnicos
  • Indicadores Agropecuários
  • Resolve Agro
  • Fale Conosco
  • Calendário do Sistema Famato

27/09/2012

Repasse de R$ 500 mi para Mato Grosso deve ocorrer em um mês

Fonte: siteadmin
Post Image

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza em até 30 dias a primeira parcela de aproximadamente R$ 500 milhões ao Governo de Mato Grosso para operacionalização do Programa Mato Grosso Integrado, voltado ao asfaltamento das rodovias estaduais. 

O montante corresponde à primeira parcela do valor global de R$ 1,5 bilhão que o Estado financiará junto ao BNDES para obras de pavimentação em 2,1 mil quilômetros, abrangendo 44 municípios. A liberação estava prevista para o mês de julho, mas não ocorreu após o Estado não cumprir exigências do Governo Federal.

"Há projetos prontos e licitados. Assim que recebermos [a primeira parcela] daremos a ordem de serviço", afirmou o governador Silval Barbosa (PMDB). O Banco deve manter o repasse em três etapas: a primeira em 2012, a segunda para 2013 (R$ 600 milhões) e a última em 2014, no valor de R$ 400 milhões. A contrapartida do Estado será de R$ 150 milhões.

Ainda no primeiro semestre o governo recebeu aval da Secretaria do Tesouro Nacional para pleitear o recurso. O programa objetiva garantir o acesso de municípios onde não há asfalto com outros pontos onde já existe a pavimentação. O governo pretende entregar em fases a documentação exigida pelo agente financiador para confirmar as transferências dos montantes aos cofres do Poder Executivo. 

"O estado está cumprindo a determinação do banco com relação a entrega de projetos, licenças", afirma o assessor da Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação de Vias Urbanas (Setpu), Tércio Lacerda.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a garantia da pavimentação resultará em dois benefícios. O primeiro econômico, barateando o escoamento da produção agrícola. O outro social e contemplando o deslocamento da população em direção à capital Cuiabá.

"Mato Grosso tem 22% a 23% da sua malha rodoviária estadual asfaltada e está faltando muito a se fazer. Na medida que transportamos nossos produtos de uma maneira não tão eficiente perdemos competitividade", avaliou Prado.

O estado conta uma malha viária estadual de 25 mil quilômetros, mas deste universo somente 5,4 mil quilômetros estão pavimentados.

As beneficiadas

Diferentes rodovias foram inseridas pelo governo em planos de pavimentação para os próximos anos. Entre elas a MT-326, no Leste do Estado. Em sua área de abrangência estão duas das três jazidas de calcário que abastecem as propriedades rurais do Araguaia. São 135 quilômetros interligando os municípios de Cocalinho e Nova Nazaré, distantes 765 km e 800 km de Cuiabá, chegando a BR-158, no Posto Rei da Estrada. Os investimentos estão orçados em R$ 945 milhões.

"A obra é fundamental porque só nesta rodovia trafegam 900 mil toneladas de calcário em direção ao Vale do Araguaia", avalia Edeon Vaz Ferreira, coordenador-executivo do Movimento Pró Logística.

Outra é a MT-020 entre Paranatinga e Canarana, na extensão de 284 quilômetros. A obra deve exigir investimentos de R$ 180 milhões estando a liberação fracionada em três etapas. De acordo com o governo do Estado, são R$ 60 milhões ainda em 2012; outros R$ 90 milhões em 2013 e outros R$ 30 milhões em 2014.

As obras na MT-020 ligarão Canarana aos distritos do Garapu e Culuene até Paranatinga. Deve beneficiar quase 20 municípios da região Nordeste. Prevê-se a redução de pelo menos 185 quilômetros entre as cidades até a capital do estado, Cuiabá.

  • Política de Privacidade
  • e-FAMATO
  • Leiloeiros
  • Webmail
Ícone Whatsapp Ícone Facebook Ícone Instagram Ícone Youtube Ícone Linkedin Ícone Twitter
Logotipo Sistema Famato

Rua Eng. Edgard Prado Arze, s/n. Centro Político Administrativo CEP 78.049.908 - Cuiabá-MT

famato@famato.org.br
(65) 3928-4400
2025 Sistema Famato. Todos os direitos reservados.
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.
ConfiguraçõesAceitar
Manage consent

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Funcional
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Propaganda
Os cookies de publicidade são usados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados e ainda não foram classificados em uma categoria.
Necessário
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
SALVAR E ACEITAR