Traçar pontos e propostas para reduzir a desigualdade entre as regiões de Mato Grosso. Estes são os principais objetivos da I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional (CEDR), que encerra hoje em Cuiabá. As propostas discutidas serão levadas à etapa nacional a ser realizada em dezembro em Brasília (DF), cujo tema será “Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional”. O encontro está sendo realizado pelo governo de Mato Grosso por meio das secretarias de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan/MT), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/MT) e Casa Civil, em parceria com o Ministério da Integração através da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
No Estado, a conferência é presidida pelo chefe da Casa Civil, José Lacerda, e segundo ele, o encontro é de suma importância, pois trata-se de um programa nacional para que se possa reduzir a desigualdade. “Mato Grosso é um Estado grande e com muita desigualdade. O encontro servirá para traçarmos pontos para reduzir esse distanciamento entre os municípios, também. Queremos identificá-las. Precisamos melhorar o Índice de Desenvolvimento
Humano (IDH) em Mato Grosso, principalmente nas cidades de fronteiras. Com tais debates iremos buscar um equilíbrio regional e econômico aqui”, diz Lacerda.
Conforme o secretário da Seplan-MT, José Botelho, todos as unidades federativas do Brasil estão realizando debates, cujo intuito principal é debater os princípios e diretrizes para a formulação das Políticas Nacional e Estadual de Desenvolvimento Regional.