A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participa, entre os dias 03 e 07 de setembro, do Estradeiro BR-158 organizado pelo Movimento Pró-Logística e a Aprosoja que passará pelas principais vias de escoamento da produção de soja e milho do Vale do Araguaia. Dez cidades nos estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins serão percorridas. O objetivo é avaliar as condições das estradas e obras na região. Os relatórios serão entregues aos governos federal e estadual, a fim de subsidiar as ações do poder público na área de logística.
Na segunda-feira (03.09), a comitiva percorreu aproximadamente 510 quilômetros entre as cidades de Primavera do Leste e Canarana, região leste do estado, pela MT-020. A maior parte do trecho, cerca de 370 quilômetros entre Paranatinga e Gaúcha do Norte, não possui pavimentação. Segundo o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, que participa da expedição, a viagem levou mais de três horas e meia. No percurso foi possível constatar a troca da pecuária pela agricultura. “São fazendas e fazendas preparando o solo para o plantio de soja, enquanto o gado é empurrado para outras áreas e, em alguns casos, simplesmente eliminados da propriedade. Conforme nos aproximamos de Gaúcha do Norte, o solo vai ficando mais vermelho e os sinais de agricultura são evidentes na chegada da cidade (silos, revendas, tradings, etc)”, comenta.
Ainda de acordo com Godoi, o desperdício de milho às margens das rodovias chamou bastante a atenção da comitiva. “Vimos muito milho e algodão nas bordas da rodovia, evidenciando as tão faladas e ainda pouco estudadas ´perdas pós-colheita´. Lembrando que a Aprosoja em parceria com a Universidade de Illinois e o Instituto ADM estão pesquisando sobre o assunto”.
A pavimentação da MT-020 deve iniciar em abril de 2013. Todo processo já foi concluído e o recurso para esse projeto saíra do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). De acordo com o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do governo estadual, Tércio Lacerda, a conclusão desta obra é fundamental para o escoamento da produção agrícola da região leste de Mato Grosso e encurtará em 185 quilômetros o transporte de grãos, carnes, calcário e outros produtos oriundos da região. “Ao invés de descerem por Barra do Garças, com a MT-020, os produtos poderão sair por Gaúcha do Norte, passando por Paranatinga e Primavera”, explica.
De acordo com Tércio Lacerda, serão liberados R$ 60 milhões para o tratamento da MT-020 no ano de 2012, R$ 90 milhões para 2013 e R$ 30 milhões em 2014, totalizando R$ 180 milhões de investimento para pavimentação total da rodovia.
COMITIVA – Além do gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi, participam do Estradeiro BR-158 o analista de logística do Instituto Mato-grosssense de Economia Agropecuária (Imea), Tiago Assis, produtores rurais, representantes da Aprosoja, Secretaria de Transportes do governo do estado, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e o coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz.
Além de Mato Grosso, o Estradeiro percorrerá ainda as cidades de Santana do Araguaia e Rendeção, no Pará, Colinas e Palmas, no Tocantins. O encerramento será em Água Boa, na sexta-feira (07.09).
Nesta terça (04.09), o pernoite será em Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso, onde será realizado um simpósio entre os produtores rurais do município, sociedade civil e poder público local para apresentar as ações do Movimento Pró-Logística e as alternativas de melhorias nas condições das principais vias de transporte e escoamento da safra. O evento será às 19h30, no Sindicato Rural. Na quarta-feira (05.09), o encontro será às 19h30, na cidade de Redenção, no Pará, no Sindicato Rural.
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