O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, fez palestra na terça-feira (21.08) para produtores rurais de Arenápolis e região sobre as ações da federação. O evento foi provido pelo Sindicato Rural do município.
Um dos assuntos abordados pelo presidente da federação foi o Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS), que é o maior plano que a Famato e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) desenvolveram diretamente para os Sindicatos Rurais de Mato Grosso e que tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões na gestão sindical. “Toda a união da classe começa dentro dos sindicatos e, para isso, a entidade precisa se planejar e se capacitar e aí que entra o PDS, para auxiliá-los neste planejamento e na execução de seus trabalhos”, comenta.
Prado também falou sobre as ações que a Famato vem desenvolvendo ao longo do ano, como acompanhamento das questões tributárias do estado e do novo Código Florestal, além da participação na Rio +20; onde a delegação formada por produtores rurais e representantes dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso defenderam a criação de um Código Florestal Mundial, entre outros.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Arenápolis, Jairo Alves de Souza, a ideia de realizar o encontro surgiu após o PDS. “Participamos do PDS durante a sexta rodada, pela regional de Campo Novo do Parecis, e partir daí identificamos a necessidade de realizar o evento no município para mostrar aos produtores rurais e aos associados a importância de ter um sindicato forte e atuante”, explica.
Extensão de Base – Rui Prado também explicou que caso o município não tenha um Sindicato Rural, uma extensão de base pode ser requerida. “Basta que os produtores rurais dos municípios vizinhos solicitem ao sindicato que realize a alteração no estatuto ampliando sua base territorial de atuação”.
O assunto foi abordado porque o Sindicato Rural de Arenápolis tem interesse em representar os produtores rurais dos municípios de Santo Afonso, Denise, Nortelândia e Nova Marilândia.
O Sistema Famato é composto pelas entidades Famato, Senar-MT, Imea e os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. A Famato também está nas redes sociais. Siga-nos no Twitter (@sistemafamato) e curta nossa Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato).