Ensinar aos futuros herdeiros de propriedades rurais a dar continuidade aos negócios. Esta é a finalidade do 'Programa Sucessão Familiar'. O projeto, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), capacita os futuros herdeiros de propriedade com professores de grandes universidades brasileiras, como a Universidade de São Paulo.
"Observa-se que, em muitos casos, a nova geração deixa o campo em busca de novas oportunidades em zonas urbanas, abandonando a propriedade", ressalta o presidente do Conselho Administrativo do Senar-MT e da Federação da Agricultura e pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
O programa é composto por seis módulos e todas as aulas irão ocorrer na sede do Senar, em Cuiabá, tendo início no dia 24 de agosto. A turma é formada por 30 pessoas que representam 15 propriedades rurais, sendo duas de cada empresa rural. A formação de turmas está a cargo da Famato e o conteúdo será ministrado por professores da Universidade de São Paulo (USP).
No primeiro módulo a professora Josenice Blumenthal abordará em 12 horas o tema "A Família Empresária – Desafios da Sucessão", tratando do Processo Sucessório, Mediação de conflitos, Preparo dos herdeiros, Liderança, entre outros. O segundo módulo "Governança da Empresa Familiar: Desafios da Estrutura Societária e Gestão do Negócio", também de 12 horas, será ministrado pelos professores Luiz Marcatti e Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho,
"Desafio da Gestão Financeira em Empresas Familiares" será o foco do terceiro encontro, ministrado pelo Uriel Rotta (USP). Com carga horária de 12 horas, os participantes poderão ver temas como Análise de investimentos, Estratégias de diversificação.
Dando continuidade ao quarto módulo, os professores Tiago Fischer e Silvia Caleman irão tratar no quarto módulo da "Estratégia em Empresas Familiares", por meio dos temas: A importância do planejamento para as empresas rurais, Análise do ambiente externo: ameaças/oportunidades, Ambiente interno: pontos fortes/fracos e Ferramentas práticas de Gestão Estratégica.
No quinto módulo o tema "Direito Societário na Empresa Familiar Rural", será ministrado pelo professor Gustavo Passareli em oito horas, com assuntos como o ambiente regulatório das empresas de capital aberto e fechado, o novo código civil e as implicações para as empresas do agronegócio, aspectos legais do processo sucessório, Direito da família: separação/divórcio/testamento e Lei de falências.
No último encontro, ministrado pelo professor Ricardo Velloso, durante oito horas, a temática "Gestão Tributária e Contábil: Desafios da Empresa", será debatida por intermédio de pontos como planejamento tributário, Regimes contábeis, Gestão contábil da atividade agrícola, "Pejotação" da atividade rural – vantagens e desvantagens e o papel da controladoria.
O programa é sem custo para os participantes, tem 64 horas de carga horária e os critérios são ter mais de 18 anos e propriedade rural. Os interessados devem procurar a Famato.