Realizada há sete anos em todo o país, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material, e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultado desse sistema.
A edição desse ano terá atividades promovidas por 14 centrais de recebimento no Mato Grosso. As cidades que comemorarão são: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.
Unidades de recebimento de embalagens vazias de seis municípios abrirão suas portas para a comunidade no dia 17 de agosto. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
As ações voltadas para o público infantil, nas quais as centrais promoverão gincanas, oficinas e uma esquete teatral com mensagens sobre a preservação ambiental, serão desenvolvidas em oito cidades. O Dia Nacional do Campo Limpo da escola, que será exclusivo para as instituições que integram o Programa de Educação Ambiental, também será comemorado em cinco municípios.
Em dez municípios, as atividades acontecerão em localidades como escolas, centros públicos e universidades. Serão realizadas palestras com distribuição de materiais educativos e atividades (teatro infantil com foco no descarte de resíduos sólidos, distribuição de materiais, plantio de árvores e oficinas e gincanas educativas) de mobilização da comunidade para temas relacionados à preservação do meio ambiente.
Ainda, como parte das atividades comemorativas, três cidades participarão da ação comunitária. As centrais de recebimento levantaram uma necessidade de melhoria ambiental, como a limpeza ou manutenção de uma praça pública, a limpeza de rio e suas margens, ou a implantação de viveiro de mudas. A ideia está em fase de empreendimento e a mudança será celebrada durante a comemoração da data.
As principais atividades de comemoração deste ano acontecerão no dia 17 de agosto, sexta-feira, um dia antes da data oficial, para favorecer a participação de alunos da rede escolar nos 19 estados que participarão nesse ano em mais de 100 unidades de recebimento espalhadas pelo Brasil.
Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Desde sua 1ª edição, mais de 600 mil pessoas participaram do Dia Nacional do Campo Limpo em todo o país. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV e seus associados fabricantes de defensivos agrícolas e entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.
Para mais informações sobre as atividades do Dia Nacional do Campo Limpo visite www.dianacionaldocampolimpo.org.br.
Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 92 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.
Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br.
Confira a programação em Mato Grosso:
CAMPO NOVO DO PARECIS
EVENTO DNCL
Local de realização: Sindicato Rural
Data : 17/08 as 8h00
CAMPO VERDE
EVENTO DNCL
dia 17/08 – solenidade de abertura
Local: Plenarinho da Camara Municipal – 8:00 as 10:00 horas da manha;
dia 18/08 – Ação social com moradores dos bairros Jardim campo Verde II e São Miguel
Local: Associação dos Engenheiros Agronomos de Campo Verde das 8:00 as 11:00 horas da manhã.
CAMPOS DE JULIO
EVENTO DNCL
Local de realização: Salão Municipal Ranieri Massuti
Data : 17/08/2012 (08:00 h- 11:00) e (13:30 as 17:00)
CANARANA
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data : 17/08 ás 8 h 30 min.
DIAMANTINO
EVENTO DNCL
Local de realização: ACID
Data : 17.08 das 8h00 as 11h30
LUCAS DO RIO VERDE
EVENTO DNCL;
Local de realização: Centro Eventos Fundação Rio Verde
Data :16/07 – 19:00
NOVA MUTUM
EVENTO DNCL
Local de realização: Sindicato Rural de Nova Mutum
Data : 17/08/2012 das 8:00 até 11:30 hs
MIRASSOL D´OESTE
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data: 17.08 Abertura 8:00 horas e nova abertura as 14: horas
PRIMAVERA DO LESTE
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data: 17.08 Horário: 08:00 as 11:00 e 13:00 as 17:00hs
RONDONÓPOLIS
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data : 17/08 das 08:00 às 17:00 hs
SORRISO
EVENTO DNCL
Local de realização: ACES – Associação Comercial e Empresarial de Sorriso
Data : 17/08/2012, Hrs: 18:30
Sorriso ADRA
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data : 17/08 das 07:00 às 11:00 hs
AÇÃO COMUNITÁRIA
Local de realização: Ação ambiental de limpeza das margens do rio Lira envolvendo a comunidade dos bairros do entorno
Data/horário : 18/07/2012 / 08:00 Às 10:00
SINOP
EVENTO DNCL
Local de realização: Sindicato Rural de Sinop
Data : 17/08/2012
TANGARÁ DA SERRA
PORTAS ABERTAS
Local de realização: Central de Recebimento de Embalagens
Data : 17/08 08:00 as 11:00 a tarde das 13:30 as 16:00