Realizada há sete anos em todo o país, a comemoração do Dia Nacional do Campo Limpo reúne os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV, instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material, e a comunidade do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultado desse sistema.
A edição desse ano terá atividades promovidas por 14 centrais de recebimento no Mato Grosso. As cidades que comemorarão são: Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canarana, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra
Unidades de recebimento de embalagens vazias de seis municípios abrirão suas portas para a comunidade no dia 17 de agosto. Os visitantes (estudantes, adultos e comunidade) poderão conhecer as etapas do trabalho realizado por uma unidade de recebimento, além de participar de atividades culturais e educacionais que incentivam a preservação do meio ambiente.
As ações voltadas para o público infantil, nas quais as centrais promoverão gincanas, oficinas e uma esquete teatral com mensagens sobre a preservação ambiental, serão desenvolvidas em oito cidades. O Dia Nacional do Campo Limpo da escola, que será exclusivo para as instituições que integram o Programa de Educação Ambiental, também será comemorado em cinco municípios.
Em dez municípios, atividades acontecerão em localidades como escolas, centros públicos e universidades. Serão realizadas palestras com distribuição de materiais educativos e atividades (teatro infantil com foco no descarte de resíduos sólidos, distribuição de materiais, plantio de árvores e oficinas e gincanas educativas) de mobilização da comunidade para temas relacionados à preservação do meio ambiente.
Ainda, como parte das atividades comemorativas, em três cidades será realizada a ação comunitária. As centrais de recebimento levantaram uma necessidade de melhoria ambiental, como a limpeza ou manutenção de uma
praça pública, a limpeza de rio e suas margens, ou a implantação de viveiro de mudas. A ideia está em fase de empreendimento e a mudança será celebrada durante a comemoração da data.
As principais atividades de comemoração deste ano acontecerão no dia 17 de agosto, sexta-feira, um dia antes da data oficial, para favorecer a participação de alunos da rede escolar nos 22 estados que participarão nesse ano em mais de 100 unidades de recebimento espalhadas pelo Brasil.