A 40ª Exposul, que acontece em Rondonópolis, cidade situada a 216 quilômetros de Cuiabá, figura entre as cinco mais lucrativas do país. A feira, que acontece até o próximo fim de semana, deve movimentar este ano R$ 100 milhões, cerca de R$ 10,5 milhões a mais do que em 2011. Os números desse ano devem manter a exposição no topo. Aprevisão foi feita durante este final de semana à reportagem da Folha do Estado por Miguel Weber, presidente do Sindicato Rural do município, entidade responsável pelo evento. Segundo ele, os investimentos para promoção da Exposul foram de R$ 2,5 milhões. Conforme a organização, o dia de menor público da feira anterior registrou 20 mil pessoas, que resulta no total de 180 mil em todos os dias da festa.
Em 2012, o número pretendido de público é de até 220 mil nos nove dias do evento que irá até 12 de agosto. A Exposul 2012 conta com 118 estandes à exposição de animais, veículos, produtos alimentícios e bebidas, leilões, lançamentos, parque de diversões e shows de cantores de renome nacional e da região. Apesar de alta a sonoridade da quantia de R$ 100 milhões, o gerente da Agrofito Agrale Maquinários e um dos diretores do Sindicato Rural de Rondonópolis, Michel Pagno, comenta que a estimativa condiz com a situação do mercado sulista de Mato Grosso. “A expectativa é ótima em virtude de como está o agronegócio. As commodities agrícolas estão com o preço muito elevado e até o milho nos surpreendeu. Agora, os empresários vão precisar adquirir máquinas para o ano que vem”.
Lançamentos
A empresa, que marcou presença em 33 anos da exposição, lançará no evento os caminhões com motores Euro 5, linha que promete poluir menos o meio ambiente. Pagno pretende um acréscimo de 20% nas vendas em comparação a Exposul 2011 e conta com o impulso das boas condições de pagamento ao consumidor. Essas vantagens foram concedidas pela fábrica especialmente para o evento agropecuário de Rondonópolis. Para o empresário, Ricardo Lima, a participação na Exposul representa 10% do rendimento anual da Berrante Produtos Agropecuários.
Com a queda da arroba do boi, Lima, a partir de parcerias, promove sorteios para aquecer as vendas. “Vamos sortear uma pick up Strada, duas motos e um pulverizador. São 57 mil reais em prêmios”, salienta o expositor participante do evento há nove anos.
“Em relação ao público, acho que iremos superar a do ano passado, mas ainda não sei na questão dos negócios. Também faço parte da diretoria do sindicato e acho que temos que facilitar para os empresários participarem da feira, pois depois que entram, não saem mais”, comenta sobre os benefícios econômicos que o evento proporciona aos expositores.
A imobiliária Satélite MT escolheu a Exposul para lançar o residencial Francisca Garcete e vender, pelo menos, a metade das plantas disponíveis do novo empreendimento. “Não temos como terminar todos os trâmites aqui, no entanto, conseguimos começar a negociação”, explica a gerente Aline Rodrigues. Reforçar e promover a marca são o intuito de Rodrigo Matos, da Senepol Água Limpa, criadora de gado de elite. “A nossa matriz é de Rondonópolis e conseguimos atender o público de todo o Estado na exposição”, considera.
Participante desde 2007, Matos acrescenta que a Exposul gera futuras vendas. “O nosso objetivo na feira é promover nosso leilão do dia 24 de outubro”.