Nesta terça-feira acontece na Câmara Federal, anexo II, plenário 6, às 14h30, uma Audiência Pública com o tema, “Cadeia Produtiva de Bovinocultura de Corte”. A reunião foi proposta pelo deputado federal pelo Mato Grosso e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Homero Pereira (MT) após os resultados das reuniões promovidas pelas instituições que compõem a Fenapec (Frente Nacional da Pecuária).
O evento vai contar com a participação de Francisco Maia, presidente da Fenapec (Frente Nacional da Pecuária) e da Acrissul, Joesley Mendonça Batista, Presidente do Grupo JBS SA – Friboi, Jaldir Freire Lima – Chefe do Departamento de Agroindústria do BNDES, Sussumo Honda – presidente da Associação Brasileira de Supermercados – Abras; Vinicíus Marques de Carvalho – Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE; senadora Kátia Abreu – Presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e André Gustavo Mendes – Gerente do Departamento de Acompanhamento e Gestão da Carteira do BNDES.
Todo o processo foi desenvolvido após as lideranças das entidades que compõem a Fenapec, ouvirem suas bases e começar um movimento inédito o Brasil, com a participação de entidades de todos os estados produtores. O movimento contou com reunião de classe em Campo Grande/MS, Cuiabá/MT e Goiânia/GO, contou com a elaboração da Carta de Campo Grande, no primeiro encontro e, logo depois, com um importante debate promovido pelo Canal do Boi, que contou com a participação de Joesley Batista do JBS, do deputado Homero Pereira, além de Francisco Maia e Antônio Nabhan, presidentes da Acrissul e UDR, respectivamente, entidades membro da Fenapec.
Os resultados da movimentação dos pecuaristas já geram resultados, tanto que no último mês de julho, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, recebeu os membros da Fenapec e se comprometeu em investigar as denúncias feitas pelos pecuarista. Logo depois, o CADE suspendeu o JBS para aquisição de novas plantas e também o direito de fechar as unidades que haviam sido adquiridas naquele período.
Ainda no mês de julho, em São Paulo, na sede da Abiec, as principais lideranças da Abiec, JBS, Marfrig, Abrafrigo e Fenapec, na oportunidade foi dado o primeiro passo para a criação do Consecarne – Conselho Paritário frigoríficos – pecuaristas.
Ainda falando sobre os passos dados em direção do fortalecimento da pecuária brasileira, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Frente Nacional da Pecuária de Corte (Fenapec) concretizaram uma aliança com o objetivo de se unirem em defesa do setor produtivo da pecuária brasileira que atualmente atravessa uma de suas piores crises, segundo afirmou Luiz Antonio Nabhan Garcia, presidente da UDR e Vice Presidente da Fenapec, associação que atualmente reúne 16 entidades ruralistas dos principais Estados de produção do Agronegócio. A “Frente” também foi convidada por Antenor Nogueira, presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte a ter cadeira efetiva no Órgão, o que efetivamente representa o fortalecimento da representatividade do setor produtivo.
“Foi um grande passo esta aliança que resultou na união entre a Fenapec e a CNA, portanto agora continuamos num só propósito para criação do conselho e metas em defesa da pecuária brasileira que infelizmente atravessa uma crise catastrófica resultante do desequilíbrio comercial dos setores envolvidos na cadeia da carne, onde produtores ficam com o prejuízo, enquanto que o consumidor paga no Varejo praticamente o dobro do preço comparado ao que vendemos para o frigorífico”, conclui Nabhan.
A Fenapec
A Fenapec (Frente Nacional da Pecuária) é composta pelas seguintes entidades: ACRISSUL – Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul, ACRIMAT – Associação dos Criadores de Mato Grosso, UDR – União Democrática Ruralista, SRB – Sociedade Rural Brasileira, ABCZ- Associação Brasileira de Criadores de Zebu, ANPBC – Associação Nacional dos Produtores de Bovinos de Corte, ASFAX – Associação dos Fazendeiros do Alto Xingu, APR-MT – Associação dos Produtores Rurais de Mato Grosso e ABEG – Associação Brasileira dos Exportadores de Gado.