O economista Carlos Mário Guedes de Guedes, 41 anos, foi confirmado como novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Ele assume o lugar de Celso Lacerda. A portaria de nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a mudança ocorre para dar continuidade "ao processo de transição no MDA a partir da posse do ministro [Pepe Vargas (PT-RS)]".
Servidor de carreira do Incra na função de analista em reforma e desenvolvimento agrário, Guedes assume o comando do Instituto cujo objetivo é coordenar todas as ações de reforma agrária do Governo Federal.
De acordo com o MDA, a posse do novo presidente está programada para a terça-feira (24), às 11 horas, no auditório do Incra, em Brasilia (DF).
Graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o novo presidente do Incra já exerceu a função de delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do governo do Pará e superintendente nacional de Desenvolvimento Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
No Ministério do Desenvolvimento Agrário foi secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural. Atualmente é secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, afirma o MDA em nota divulgada.