Os Sindicatos Rurais estão autorizados pelo governo federal a emitir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e cadastrar os assegurados especiais no INSS. Nos dias 30 e 31 de julho, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) promoverá um treinamento, das 8h às 17h, na sede da entidade, para explicar como estes serviços serão realizado pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso.
O treinamento será realizado por uma equipe técnica da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). São 30 vagas para a capacitação e ainda restam 4 para serem preenchidas. O funcionário do sindicato interessado em garantir uma das vagas deve procurar o analista técnico, Edvaldo Belisário, pelo telefone 65-3928-4444 ou pelo e-mail belisario@famato.org.br.
A DAP é um documento obrigatório para os pequenos produtores acessarem os créditos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), participarem dos programas de habitação rural do governo federal e para adquirirem a aposentadoria rural. “Sem a DAP o produtor fica fora desses programas e políticas públicas da agricultura familiar”, informa o gestor do Núcleo Técnico da Famato, Eduardo Godoi. “Este serviço facilitará a vida dos pequenos produtores. Os treinamentos são para os sindicatos que têm interesse em prestar este serviço. Será mais uma ação para auxiliar os produtores rurais”, acrescenta Godoi.
A Famato é a entidade que representa 86 sindicatos rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato.
Para mais informações ligue no (65) 3928-4444.