Localizada na região oeste de Mato Grosso – uma das mais promissoras do estado – com uma produção de soja de 2,93 milhões de toneladas (safra 2011/2012), a regional de Campo Novo do Parecis, que corresponde a 11 Sindicatos Rurais, recebe até o dia 27 de julho a 6ª rodada do Plano de Desenvolvimento Sindical (PDS). Na ocasião, dirigentes e colaboradores das entidades discutem os problemas dos sindicatos e tentam buscar novas formas de melhorar seu trabalho.
A região também tem tradição no cultivo de cana-de-açúcar. Na safra passada, por exemplo, foram produzidas 3,86 milhões de toneladas. Além disso, o oeste do estado foi responsável por 21% das exportações mato-grossenses em 2011 (US$ 1,717 bilhão). "Os números demonstram a importância estratégica da região para Mato Grosso e é por isso que os produtores precisam se unir para fortalecer ainda mais a produção", afirmou o presidente do Sistema Famato, Rui Prado, na abertura do encontro. "Uma região com grande importância na produção de Mato Grosso precisa de Sindicatos Rurais fortes que atendam aos anseios dos produtores. O objetivo do PDS é justamente este: capacitar dirigentes e colaboradores e realizar o planejamento estratégico dos sindicatos para que eles possam diagnosticar as falhas, fortalecer as ações que dão resultado, consolidando seu trabalho", complementou Prado, que também é membro da diretoria do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.
O vice-presidente da Famato da região II e vice-presidente do Sindicato Rural de Sapezal, José Guarino, acredita que o principal desafio dos sindicatos da região é melhorar a comunicação com o produtor. "Nós percebemos que falta na maioria dos sindicatos direcionamento estratégico e comunicação para atrair os produtores para dentro da entidade e divulgar as ações do sindicato e da Famato em prol dos seus interesses", observou Guarino.
PDS – O PDS tem como objetivo capacitar dirigentes e colaboradores sindicais para prepará-los para a tomada de decisões em prol da gestão sindical. O programa já passou por 48 Sindicatos Rurais nas regionais de Colíder, Sorriso, Rondonópolis e Barra do Garças. O Sistema Famato pretende, até o final deste ano, qualificar os dirigentes e colaboradores dos 86 sindicatos do estado.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, disse que "o PDS vem ao encontro dos anseios da classe e da preocupação dos dirigentes em fortalecer os sindicatos".
Nesta terça-feira (17.07) e quarta-feira (18.07) acontece a etapa de capacitação de dirigentes e colaboradores. A partir da próxima quinta-feira (19.07), a equipe do PDS, formada pela analista sindical do Núcleo Técnico da Famato, Diana Maia, o consultor do programa Sindicato Forte, Olympio Santos Bezerra, e a supervisora do Senar-MT na regional de Campo Novo do Parecis, Layra Toledo, passará pelos 11 Sindicatos Rurais da região para realizar a etapa de planejamento estratégico.
Acompanhe todas as informações pelo Blog do Sistema Famato.
A Famato é a entidade que representa os Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Senar-MT e o Imea, forma o Sistema Famato.
Programação:
Dia 19.07
07h30 – Campo Novo do Parecis
19h – Sapezal
Dia 23.07
13h – Rondolândia
Dia 24.07
13h – Comodoro
19h30 – Campos de Júlio
Dia 25.07
13h – São José do Rio Claro
19h30 – Diamantino
Dia 26.07
07h – Arenápolis
13h – Barra do Bugres
Dia 27.07
07h – Porto Estrela
13h30 – Tangará da Serra