Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sinop será inaugurada nesta sexta-feira (06). Um dos desafios é levar tecnologias aos produtores de Mato Grosso, que se preocupam cada vez mais em melhorar os processos produtivos. Capacitação da assistência técnica e extensão rural do Estado foi promovida antes mesmo da inauguração e foi realizada em parceria com várias instituições, públicas e privadas.
Entre ossetores que receberam a equipe de Transferência da Embrapa Agrossilvipastoril está o de leite, fruticultura, piscicultura, olericultura, mandiocultura, sistemas agroflorestais e integração lavoura- pecuária-floresta (iLPF). A Unidade também está envolvida na capacitação de técnicos sobre o Plano Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), do governo federal. “Ao contrário do que a maioria de nós pensava, Mato Grosso é um estado de pequenos produtores. São milhares de agricultores familiares e assentados que dependem da assistência técnica para produzirem”, afirma o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit.
Levantamento feito pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), mostra que dos 188,560 mil estabelecimentos agrícolas do estado, 140,201 mil pertencem a pequenos produtores. Destes, 90,046 mil são assentados da Reforma Agrária, que dependem exclusivamente da assistência técnica oficial para produzirem. Para o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Almir de Souza Ferro, com a capacitação será possível melhorar a assistência.