A colheita da safra 2011/12 de milho já iniciou no Estado. Prevista para começar somente em junho, o início da colheita em maio, algo que nunca havia ocorrido em Mato Grosso, modifica completamente o cenário da 2ª safra do grão e pode garantir aos produtores resultados melhores do que os esperados. Em um comparativo com a safra passada, o adiantamento é de 3 semanas, já que na segunda semana de junho de 2011 a retirada do produto iniciou. A colheita atingiu até a penúltima semana de maio 0,2% de uma área de 2,5 milhões de hectares projetados para o Estado. A notícia animou os produtores que preveem até mesmo um aumento no volume da produção que está estimada em 11,73 milhões de toneladas.
Os dados fazem parte do boletim semana do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgado ontem (28). Mesmo antes disso, os produtores já falavam em colher 12 milhões de toneladas do grão.
Segundo o Imea, o município que puxou a colheita nesta safra 2011/12 foi Sapezal. De acordo com o analista do Imea, Cleber Noronha o produtor conseguiu plantar a soja mais cedo e com o clima favorável também colheu mais cedo o que contribuiu para que o milho fosse plantado em uma janela ideal.
Cenário
A ocorrência das chuvas neste período próximo do mês de junho, também foi um fator crucial para prosperidade dos campos de milho, algodão e outras culturas plantadas após a soja, segundo Noronha. O maior volume de colheita está programado para início na segunda semana de junho, quando aproximadamente 10% do volume esperado deva estar colhido. De acordo com o consultor do Imea, os produtores podem esperar para essa safra uma produtividade elevada, boa qualidade dos grãos e uma safra recorde. “Os números esperados para essa safra vão mudar até semana que vem”, conclui.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Nelson Piccoli, acredita que o grão está em seu melhor momento. Piccoli afirma que na região norte do Estado os produtores esperam que passem de 100 sacas de milho por hectare para essa colheita. Segundo ele, “a melhor distribuição das chuvas esse ano fará com que o grão viva seu melhor momento. Nós esperamos colher mais de 100 sacas por ha”, conclui. Os números estimados para essa 2ª safra, de acordo com o Imea, são de 78 sacas por hectare. Com esse cenário favorável, a comercialização da safra 2011/12 já alcançou 61% dos mais de 11 milhões de toneladas estimadas para Mato Grosso. Esse número representa um avanço de 7,7 pontos percentuais se comparado com o mesmo período do ano passado, quando as vendas atingiram 53,4% da safra 2010/11.