Nessa quarta-feira, 25 de abril, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), celebrou seus 39 anos em solenidade que contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Mendes Ribeiro Filho. No ano em que o Brasil sedia a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (Rio+20), o foco da comemoração não poderia deixar de ser a sustentabilidade. Além disso, o evento tratou de economia verde e novos paradigmas de produção.
Durante a solenidade, o ministro Mendes Ribeiro Filho destacou o trabalho da Embrapa na agricultura brasileira e a importância da eficiência no campo. "De 1991 até 2012, a nossa produção de grãos aumentou 173%, enquanto a área plantada necessária para suportar essa produção, cresceu apenas 52%, isso é resultado de pesquisa e de investimento em novas tecnologias", lembrou ele.
O evento teve também a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga 2012, que este ano teve como agraciados Mariângela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), que trabalha com fixação biológica de nitrogênio (FBN) pelas plantas e Carlos Clemente Cerri, pesquisador do Cena/ESALQ/USP, que desenvolve estudo sobre emissão e seqüestro de carbono na agropecuária.
Outro homenageado nessa quarta-feira foi o ex-diretor técnico da Comissão Executiva do plano Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo de Tarso Alvim. O PhD em Fisiologia Vegetal foi responsável por pesquisas que contribuíram para aumento da produtividade dos cacaueiros e cafezais do Brasil e de países latino-americanos.
As comemorações contaram também com a assinatura de convênios e diversos lançamentos como o Portal África, a hotpage Agro Sustentável, o perfil corporativo da Empresa no Twitter, além da reinauguração da Biblioteca Edmundo da Fontoura Gastal.