A Câmara dos Deputados concluiu na noite de quarta-feira (25.04) a votação do projeto de lei que modifica o Código Florestal. O texto não voltará mais para o Senado. Dos 14 destaques (que poderiam mudar pontos específicos), quatro foram aprovados. A proposta segue agora para a sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem direito de vetar o projeto na íntegra ou em partes. O texto-base foi aprovado com 274 votos a favor, 184 contra e duas abstenções.
"A votação do Código Florestal foi uma conquista importante para os produtores e para a socieade. Com a nova legislação, teremos regras claras e segurança jurídica para continuarmos produzindo alimentos com qualidade e sustentabilidade", avalia o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.
O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz, que também acompanhou a sessão na Câmara, acredita que a presidenta Dilma Roussef levará em consideração os 274 votos dos deputados a favor do projeto. "Na minha avaliação o ponto mais importante de toda esta situação é que agora seremos amparados por uma legislação. A votação a favor do Código colocou o setor produtivo na legalidade", opina Lenz. Além dele, estavam presentes na sessão o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, e a Assessora Parlamentar, Aylla Kipper.
A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais do estado. Junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), forma o Sistema Famato.
Confira AQUI os principais pontos aprovados, segundo a Agência Câmara.