Representantes da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) apresentaram nesta quarta-feira (25/04), em Brasília, após um café da manhã oferecido aos senadores e deputados federais da bancada de Mato Grosso, o projeto Centro-Oeste Competitivo. O objetivo do projeto é buscar investimentos públicos e privados para solucionar os gargalos logísticos da região e integrar todos os modais de escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste do Brasil.
O presidente da Famato, Rui Prado, informou que os parlamentares gostaram do projeto. “Os deputados federais e senadores de Mato Grosso se comprometeram em levar este pleito ao governo federal. Com o projeto Centro-Oeste Competitivo poderemos precisar quais os investimentos prioritários e diminuir o tempo de espera para a elaboração e conclusão das obras de infraestrutura e logística da região. Investindo em logística, o Centro-Oeste poderá diminuir seu custo de produção e alavancar mais ainda a economia nacional”, afirmou Prado.
Também participaram do encontro o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, a Assessora Parlamentar, Aylla Kipper, e o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lenz.
Eclusas – Na reunião foi destacada a importância da construção de hidrelétricas com eclusas – obras de engenharia hidráulica onde é possível transportar barcos e navios por canais com diferenças de nível (para cima ou para baixo) através de um sistema de comportas. A eclusa é o nome dado a cada uma das comportas que funcionam como se fossem elevadores de água que fazem os navios subirem e descerem. Com a construção das eclusas é possível escoar a produção agropecuária pelas hidrovias do Brasil.
Este mesmo assunto será debatido no evento “Movimento Pró-porto” que ocorrerá na sexta-feira (27), às 19h, no município de Alta Floresta. Representantes do setor produtivo, autoridades públicas e a sociedade irão debater a importância da criação de um porto na região norte de Mato Grosso, mais precisamente em Cachoeira Rasteira, localizada em Apiacás-MT, por onde passa a hidrovia dos rios Teles Pires e Tapajós.