A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participa, entre os dias 01 a 05 de abril do Estradeiro Aprosoja. A expedição sairá de Cuiabá e vai até Porto Velho (RO), passando pelas BR´s 242 e 364. Esta é a primeira de uma série de viagens que devem acontecer durante este ano, com o objetivo de verificar in loco as condições dos modais de transporte do Estado, especialmente o rodoviário.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, o Estradeiro é realizado em parceria com o Movimento Pró Logística, que une uma série de entidades do setor produtivo, incluindo a Famato, em busca de soluções e projetos viáveis de logística para o Estado. “Os impactos do transporte deficiente sobre a produção mato-grossense incidem diretamente sobre o produtor, por isso o Movimento Pró Logística em parceria com as entidades do setor, organiza estas expedições onde podemos ver de perto a situação das estradas, experiência que nos servirá de subsídio para provocar estudos, projeções e a busca por soluções e projetos viáveis de logística para o Estado”.
Romanini destaca que a Famato pleiteia junto a órgãos públicos, gestores e investidores soluções rápidas e eficientes para os problemas de logística em Mato Grosso. “Entendemos ser de interesse público e estratégico a superação de limitações de infraestrutura que impedem o desenvolvimento ainda maior da capacidade produtiva do Estado, por isso a Famato está sempre atenta a estas questões que interferem diretamente no trabalho do produtor rural”, afirma.
Programação – O primeiro Estradeiro Aprosoja passará pelos municípios de Primavera do Leste, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Nova Mutum, Campo Novo do Parecis – onde haverá um simpósio sobre o Movimento Pró-Logística – , Vilhena e Porto Velho, as duas últimas já no estado de Rondônia.
Da Famato, participam do Estradeiro Aprosoja o diretor de Relações Institucionais, Rogério Romanini, a analista de meio ambiente do Núcleo Técnico, Lucélia Perin, o vice-presidente Região II, José Guarino e o presidente do Sindicato Rural de Porto Estrela, Rui de Faria.
A Famato é a entidade que reúne e representa os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) forma o Sistema Famato.