Acontece nesta quinta-feira (29.03), durante todo o dia, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), o 2º Seminário Biofertilizantes de Origem Animal – Bases para utilização na lavoura e adequação ambiental. O evento é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e conta com o apoio da Famato. O seminário é gratuito e termina às 17h. Podem participar produtores, pesquisadores, estudantes e empresas do segmento.
O objetivo do evento é promover um debate sobre a importância dos biodigestores e trazer opções viáveis que deram certo em outros estados e podem ser implantadas em Mato Grosso garantindo a sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e renda. “A Famato defende o uso sustentável dos recursos naturais e compreende a necessidade de aliar de forma equilibrada o uso da terra e o respeito ao ambiente, por isso procura apoiar eventos que incentivam práticas sustentáveis aos produtores rurais”, pontua o diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini.
Programação
Egídio Konzen, Engenheiro Agrônomo de Minas Gerais com a palestra: Gestão Adequada de Dejetos Suínos –
Coffe Breack
Janaine Vieira Donini – UFMT
Almoço
Fábio Nakada – Projeto de Biodigestores – Apresentação da Empresa MH Ambiental.
Paulo Armando V. de Oliveira – Engenheiro Agrícola e Pesquisador da Embrapa de Suínos e Aves de Concórdia / SC com a palestra: Tecnológicos para a sustentabilidade ambiental da produção de suínos.
Juliano C. Corrêa, Pesquisador Embrapa Suínos e Aves Concórdia/SC proferindo palestra sobre: uso do biofertilizante de suínos em sistema de fertirrigação.
Mesa redonda e finalização.